Plenário da Câmara dos Deputados Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados
Nove deputados federais renunciaram na quarta-feira, 1º de janeiro, a seus mandatos para assumir o cargo de prefeito – sete titulares e dois suplentes no exercício do cargo. São eles:
Além desses nove, outros dois deputados federais foram eleitos em outubro do ano passado. Na época da eleição, eram suplentes no exercício do mandato, mas ontem não estavam mais no cargo, por isso não precisaram renunciar. São eles:
Simão Pedro (PSD), prefeito eleito de Orós (CE), renunciou ao cargo após a posse. Sua mãe, Tereza Cristina (PSB), assumiu a prefeitura em seu lugar.
Ambos têm experiência prévia na prefeitura: Simão governou Orós por dois mandatos, de 2013 a 2020, e Tereza foi prefeita de 1993 a 1996.
A renúncia de Simão estava planejada para 2026, mas foi antecipada devido a uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), resultante das eleições municipais de Fortaleza.
Gabriella Aguiar, do mesmo partido que Simão e atualmente vice-prefeita de Fortaleza, está em licença-maternidade desde outubro. Simão ocupa seu lugar na Alece como suplente.
Em 2022, Simão foi o primeiro suplente do PSD para deputado estadual com 35.414 votos. Desde 2023, ele tem substituído colegas de partido na Alece durante suas licenças.
3
15:09, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+