Pernambuco, 24 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado do PL apresenta lei para proibir mulher trans de entrar em banheiro e vestiário feminino

O parlamentar sustenta que a medida busca oferecer segurança jurídica e diminuir conflitos sociais em espaços considerados sensíveis por parte da sociedade.

Redação

08 de maio de 2026 às 15:05   - Atualizado às 15:07

Deputado federal Pastor Sargento Isidório.

Deputado federal Pastor Sargento Isidório. Foto: Reprodução

O deputado federal Pastor Sargento Isidório (PL) apresentou, em abril, um projeto de lei que propõe restringir o uso de banheiros e vestiários femininos apenas a mulheres com sexo biológico feminino. A proposta trata do uso desses espaços em locais públicos e também em ambientes privados de uso coletivo.

O texto determina que o acesso a sanitários e vestiários femininos siga esse critério como forma de preservar a privacidade nesses ambientes. O parlamentar sustenta que a medida busca oferecer segurança jurídica e diminuir conflitos sociais em espaços considerados sensíveis por parte da sociedade.

Na justificativa do projeto, o deputado afirma que não existe consenso científico que comprove risco sistemático de violência relacionado à presença de pessoas trans em banheiros femininos. Mesmo assim, ele destaca que uma parcela significativa da população manifesta preocupação com a proteção de mulheres, crianças e adolescentes nesses locais. 

A proposta não se limita apenas à restrição. O texto também prevê alternativas para evitar situações de discriminação. O projeto determina que estabelecimentos públicos e privados disponibilizem banheiros universais ou unissex para uso comum. A ideia envolve oferecer uma opção de acesso que atenda a todos sem gerar constrangimento.

O documento também incentiva a criação de estruturas como banheiros individuais e espaços de uso universal. O parlamentar argumenta que essa alternativa pode compatibilizar interesses distintos, reduzir tensões sociais e garantir a proteção da privacidade e da dignidade humana.

Veja Também

O deputado afirma, na justificativa, que a proposta não ignora a necessidade de inclusão. Ele defende que a medida procura organizar o uso dos espaços de forma que todos tenham acesso a ambientes apropriados, sem que isso gere desconforto para outros usuários.

"Embora não haja consenso científico que comprove a existência de um risco sistemático de violência decorrente da presença de pessoas trans em banheiros femininos, é inegável que parcela significativa da sociedade manifesta preocupações relacionadas à proteção de mulheres, crianças e adolescentes nesses espaços, o que se revela em pesquisas de opinião pública e no próprio debate legislativo contemporâneo", diz a justificativa.

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:04, 24 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A pesquisa também mostrou diferença na taxa de desaprovação dos dois governantes. Enquanto 33% dos entrevistados desaprovam o petista, o índice é de 29% para Raquel Lyra.
Cenário

Datafolha: Raquel Lyra é mais aprovada que Lula em Pernambuco, com 66% contra 62%

A pesquisa também mostrou diferença na taxa de desaprovação dos dois governantes. Enquanto 33% dos entrevistados desaprovam o petista, o índice é de 29% para Raquel Lyra.

O vice de chapa do candidato à Presidência Ronaldo Caiado (PSD), Gilberto Kassab, virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.
Cansado

Deu sono? Vice de Caiado, Kassab cochila durante debate da Band e candidato brinca: "Você vai dormir tranquilo"

O cochilo acabou chamando a atenção em meio a um debate marcado pela ausência de nomes que aparecem entre os líderes das pesquisas eleitorais.

O candidato à Presidência da República Ronaldo Caiado (PSD).
Declaração

"Ele se acovardou, ele se ajoelhou para o crime", diz Caiado sobre governo Lula em debate da Band

Segundo o candidato, parte da população deixou de acreditar que seja possível solucionar o problema da segurança pública no país.

mais notícias

+

Newsletter