Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado Lula da Fonte pede intervenção do Ministério Público na FPF; veja vídeo

De acordo com o parlamentar, o presidente Evandro Carvalho tem uma postura "autoritária e truculenta".

Everthon Santos

04 de abril de 2025 às 12:51   - Atualizado às 12:51

Deputado Lula da Fonte e presidente da FPF, Evandro Carvalho.

Deputado Lula da Fonte e presidente da FPF, Evandro Carvalho. Foto: Divulgação

O deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP-PE), usou a tribuna para expressar sua indignação com a atuação da atual gestão da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

De acordo com o deputado, o Campeonato Pernambucano marcado por polêmicas e controvérsias. Além disso, ele citou que teve baixa assistência aos clubes do interior e incitação à violência por parte do presidente Evandro Carvalho.

Ainda segundo Lula da Fonte, as declarações do presidente da FPF chegaram a incentivar confrontos físicos com torcedores do Santa Cruz. Além disso, o parlamentar citou que a ausência do VAR no Campeonato Pernambucano levanta dúvidas sobre a transparência e a credibilidade da arbitragem na competição.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

"Não é a primeira vez que Evandro Carvalho está envolvido em polêmicas. A postura autoritária e truculenta do dirigente tem sido criticada há anos, sem que medidas efetivas sejam tomadas. Recentemente, suas falas sobre torcidas organizadas, em que sugeriu o uso da violência extrema como solução, demonstram um desprezo alarmante pelas normas de civilidade e pela responsabilidade que seu cargo exige", criticou.

O deputado Lula da Fonte classificou como urgente a necessidade de intervenção dos órgãos de controle e do Ministério Público na federação, "devido a uma série de provas materiais que comprovam a arbitrariedade da atual gestão, além de indícios de corrupção e irregularidades".

Veja Também

Um dos exemplos citados é o fato de o escritório de advocacia da esposa do atual presidente, localizado no mesmo prédio da FPF, receber mensalmente um contrato milionário com a CBF.

"O futebol é patrimônio do povo, e sua administração deve ser pautada pelos princípios da transparência e da boa-fé, pelo respeito aos clubes e, acima de tudo, pela segurança dos torcedores. Nesses quase 14 anos de gestão de Evandro Carvalho, o futebol pernambucano tem deixado suas tradições de lado e se degradado a cada ano. Antes de sua gestão, Sport e Náutico conquistavam acessos da Série B para a Série A, e o Salgueiro, clube do interior que foi campeão pernambucano em 2020, disputava a Série B do Campeonato Brasileiro — algo hoje inimaginável para qualquer clube de fora da Região Metropolitana do Recife. Atualmente, devido à falta de assistência da Federação, o Salgueiro se encontra na Série A3 do Pernambucano, evidenciando o verdadeiro descaso com os torcedores do interior do estado", continuou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:44, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter