Pernambuco, 16 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado Izaias Régis afirma que se manterá fiel a Raquel Lyra e sairá do PSDB "no momento oportuno"

Declaração do parlamentar acontece em meio a turbulenta chegada de Álvaro Porto ao comando do partido, que agora integra a oposição em Pernambuco.

Jameson Ramos

05 de abril de 2025 às 15:15   - Atualizado às 15:16

Raquel Lyra abraçada com o seu aliado, Izaias Régis.

Raquel Lyra abraçada com o seu aliado, Izaias Régis. Foto: reprodução

O deputado estadual Izaias Régis (PSDB) afirmou que permanece leal a governadora Raquel Lyra (PSD) e que, no momento oportuno - durante a janela partidária -, deixará o ninho tucano e seguirá para outro partido, ainda não definido pelo parlamentar.

A posição de Izaias acontece após a Executiva Nacional do PSDB destituir Fred Loyo da presidência estadual da legenda e definir o deputado Álvaro Porto como novo presidente. 

Com a chegada de Porto, 32 prefeitos eleitos pelo PSDB em Pernambuco estão de saída da sigla em apoio a governadora já que, no âmbito estadual, a legenda seguirá para a oposição ao governo. 

“Lealdade sempre foi um valor presente na minha trajetória. Quem me acompanha sabe da minha longa caminhada ao lado do ex-senador Armando Monteiro, e da mesma forma tenho caminhado com a governadora Raquel Lyra desde sua pré-campanha. E assim continuarei", afirmou Izaias Régis, que até o ano passado era o líder de Raquel na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), presidida atualmente por Álvaro Porto.

Com esta definição, Régis confirma que - mesmo com o seu partido agora integrando a oposição -, se manterá na base de apoio ao Governo do Estado.

Saída das lideranças

Com a chegada de Porto, as principais lideranças políticas do partido estão se desfiliando, como é o caso da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, da prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, além de Fred Loyo. Outros 30 prefeitos pernambucanos também já anunciaram as desfiliações (confira a relação abaixo).

Veja Também

Esta debandada de prefeitos enfraquece a legenda no estado. No ano passado, diante da liderança da governadora Raquel Lyra, o PSDB conseguiu se tornar o partido que elegeu o maior número de prefeitos em Pernambuco, desbancando o PSB, que vinha liderando há 16 anos. Agora, Porto precisará trabalhar para atrair novas lideranças para as asas tucanas.

Confira a lista:

  • André Raimundo - prefeito de Cachoeirinha
  • Aninha da Ferbom - prefeita de Nazaré da Mata
  • Berg de Hacker - prefeito de Rio Formoso
  • Beto do Sargento - prefeito de Belém de Maria
  • Biu Abreu - prefeito de Orobó
  • Dió Filho - prefeito de Riacho das Almas
  • Diógenes Patriota - prefeito de Tuparetama
  • Diogo - prefeito de Barra de Guabiraba
  • Dona Graça - prefeita de Catende
  • Dr. Pedro Alves - prefeito de Iguaracy
  • Duguinha - prefeito de São Joaquim do Monte
  • Eder - prefeito de Vicência
  • Elizinho - prefeito de Carnaubeira da Penha
  • Fátima Borba - prefeita de Cortês
  • Izalta - prefeita de Ibirajuba
  • Joelda Pereira - prefeita de Tacaimbó
  • Joia - prefeito de Salgadinho
  • Júnior de Rivaldo - prefeito de Saloá
  • Júnior Pinto - prefeito de Exu
  • Luciano Bonfim - prefeito de Triunfo
  • Márcia Barreto- prefeita de Joaquim Nabuco 
  • Marlos Henrique - prefeito de Maraial
  • Paulo Galvão - prefeito de Itamaracá
  • Pollyanna Abreu - prefeita de Sertânia
  • Professora Elcione - prefeita de Igarassu
  • Rael- prefeito de Vertentes 
  • Ramos - prefeito de Paulista
  • Rodrigo Pinheiro - prefeito de Caruaru
  • Simãozinho - prefeito de Alagoinha
  • Teto Teixeira - prefeito de Moreilândia
  • Wellington - prefeito de Ibimirim
  • Xicão Tavares - prefeito de Verdejante

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:44, 16 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jorge Messias, advogado-geral da união
Apoio

Senador Weverton Rocha apresenta relatório favorável à indicação de Jorge Messias ao STF

Para tomar posse, o Pernambucano precisa passar por uma sabatina na CCJ e ser aprovado em votação na comissão e no plenário da Casa

Raquel Lyra aprova construção de 25 casas.
Iniciativa

Raquel Lyra aprova construção de 25 casas sustentáveis em Fernando de Noronha

As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.

Lula da Silva (PT).
Desaprovação

Genial/Quaest: Lula tem 55% de rejeição e lidera índice entre pré-candidatos à Presidência

Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.

mais notícias

+

Newsletter