O então presidente do partido em Pernambuco, Fred Loyo, foi destituído. Com a chegada do novo comando, 32 prefeitos já anunciaram que estão de saída.
Álvaro Porto assume um partido "vazio" após debandada dos prefeitos aliados da governadora Raquel Lyra. Foto: Divulgação
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Álvaro Porto, foi escolhido pela Executiva Nacional do PSDB como novo presidente estadual da sigla. Por meio de uma nota publicada nas redes sociais, o parlamentar aponta que a decisão acontece após ser constatado "ingerência externa e desvio da política nacional do partido, como aspectos que violaram a integridade partidária".
No entanto, o que se fala nos bastidores é que o então presidente do PSDB em Pernambuco, Fred Loyo, que tinha mandato até o final deste ano, foi destituído como forma de retaliação à governadora Raquel Lyra - que deixou o partido para se filiar ao PSD. Loyo, que foi eleito democraticamente pelos filiados, tinha sido indicado pela gestora.
Porto, que já vinha trabalhando para assumir o comando do PSDB em Pernambuco, acabou sendo escolhido pelo dirigente nacional da sigla, Marconi Perillo.
Com a chegada de Porto, as principais lideranças políticas do partido estão se desfiliando, como é o caso da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, da prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, além de Fred Loyo. Outros 30 prefeitos pernambucanos também já anunciaram as desfiliações (confira a relação abaixo).
Esta debandada de prefeitos enfraquece a legenda no estado. No ano passado, diante da liderança da governadora Raquel Lyra, o PSDB conseguiu se tornar o partido que elegeu o maior número de prefeitos em Pernambuco, desbancando o PSB, que vinha liderando há 16 anos. Agora, Porto precisará trabalhar para atrair novas lideranças para as asas tucanas.
1
4
18:19, 18 Abr
29
°c
Fonte: OpenWeather
O presidente do partido Novo no estado tem intensificado a agenda em diversas regiões com o objetivo de ouvir a população e construir um projeto político alinhado às necessidades locais.
Em entrevista exclusiva ao jornalista Everthon Santos, do Portal de Prefeitura, o vereador comentou as crescentes especulações sobre sua possível candidatura ao cargo de prefeito.
A Polícia Federal prenderam Raphael na quarta-feira, 15 de abril, no contexto da Operação Narco Fluxo. A ação apura um suposto esquema de movimentações financeiras consideradas ilegais.
mais notícias
+