Augusto Coutinho, deputado federal do Republicanos. Foto: Agência Câmara
O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) confirmou que a federação entre o Republicanos e o PSDB pode ser oficializada nos próximos dias. Em entrevista à Rádio Folha FM, na terça-feira, 25 de março, o republicano reforçou o alinhamento com o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, que deve assumir a presidência tucana no Estado.
Coutinho salientou que um dos principais objetivos do Republicanos é ter o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, como candidato ao Senado na chapa que deve ser encabeçada pelo atual prefeito do Recife, João Campos (PSB).
“O partido pleiteia uma vaga na majoritária. A gente tem tamanho, candidato, dimensão, bancada para isso e a gente quer isso. É natural que a gente vá, no momento certo, discutir. Estamos agora nos fortalecendo, crescendo, para termos condições de pleitear o que a gente quer”, destacou o deputado.
Ainda durante a entrevista à Rádio Folha FM, Augusto Coutinho avaliou ser natural que o Republicanos sofra uma queda no seu quadro de prefeitos. Segundo o parlamentar, é natural que os gestores municipais tentem agradar a governadora Raquel Lyra (PSD) e que esse movimento não é novidade.
“É natural que aconteça. Muitas vezes o prefeito fica mais sensível, querendo agradar ao governante. Isso é com a governadora Raquel, foi com o governador Paulo, com Jarbas, Mendonça, com todos. Eu não temo que a gente tenha perda de prefeitos ou de apoio político”, declarou Coutinho.
A governadora Raquel Lyra se filiou na noite do dia10 de março, ao Partido Social Democrático (PSD), em evento ocorrido no Recife Expo Center, centro da capital pernambucana.
Participaram da solenidade o presidente estadual da sigla e e ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
A movimentação indica uma aproximação estratégica com o governo Lula, uma vez que o PSD, liderado nacionalmente por Gilberto Kassab, é um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e conta com ocupações estratégicas no Governo Federal, controlando três ministérios. Em Pernambuco, o PSD é representado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
A medida pode representar um revés significativo para o PSDB, que, embora tenha sido um partido de destaque nacional, enfrentou um processo de retração nos últimos anos, perdendo espaço em governos estaduais e municipais.
Da redação do Portal com informações da Folha de Pernambuco.
2
4
15:38, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+