Pernambuco, 28 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa Datafolha: quase 80% dos brasileiros apoiam redução da maioridade penal

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Redação

26 de junho de 2026 às 11:21   - Atualizado às 11:25

Comissão da Câmara aprova PEC que reduz a maioridade penal.

Comissão da Câmara aprova PEC que reduz a maioridade penal. Foto: Reprodução

A maioria dos brasileiros é favorável à redução da maioridade penal, segundo pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, 25 de junho. O levantamento aponta que 79% dos entrevistados defendem a mudança na legislação para permitir que adolescentes de 16 e 17 anos respondam criminalmente como adultos em determinados casos. Apesar da ampla aprovação, esse é o menor percentual registrado pelo instituto desde o início da série histórica, em 2003.

Os dados também mostram que 17% dos entrevistados são contrários à proposta. Outros 1% afirmaram ser indiferentes ao tema, enquanto 3% disseram não saber responder.

O resultado foi divulgado em um momento em que o assunto volta ao centro das discussões no Congresso Nacional. Neste mês, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos em casos específicos.

Embora a maioria da população continue apoiando a mudança, os números mostram uma redução em comparação com levantamentos anteriores. Na pesquisa realizada pelo Datafolha em 2018, 84% dos brasileiros eram favoráveis à redução da maioridade penal. Na época, 14% declararam ser contra a proposta. Agora, o percentual de apoio caiu cinco pontos percentuais, enquanto a parcela contrária aumentou três pontos. Mesmo com essa variação, o levantamento indica que a defesa da redução da idade para responsabilização criminal ainda reúne apoio expressivo entre os entrevistados.

PEC avança na Câmara dos Deputados

O debate sobre a redução da maioridade penal ganhou força após a aprovação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Os integrantes da CCJ aprovaram o texto por 44 votos favoráveis e 18 contrários.

Veja Também

O parecer apresentado pelo relator, deputado Coronel Assis (PL-MT), recebeu o apoio da maioria dos parlamentares presentes na comissão. Após essa etapa, a proposta seguirá para análise de uma comissão especial. Caso avance novamente, o texto ainda precisará passar pela votação no plenário da Câmara dos Deputados.

A PEC estabelece que adolescentes de 16 e 17 anos acusados de crimes considerados hediondos passem a responder perante a Justiça comum. Entre os crimes previstos na proposta estão homicídio, estupro e latrocínio. Atualmente, menores de 18 anos não respondem com base no Código Penal brasileiro. Eles ficam sujeitos às medidas socioeducativas previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Caso a proposta seja aprovada em todas as etapas do processo legislativo, adolescentes nessa faixa etária poderão ser julgados pela Justiça criminal comum nas situações previstas pelo texto.

Sobre a pesquisa

O Datafolha realizou a pesquisa entre os dias 17 e 18 de junho. Os pesquisadores entrevistaram 2.004 pessoas em 139 municípios distribuídos por diferentes regiões do país. Segundo o instituto, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09956/2026.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:47, 28 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Flávio Bolsonaro.
Recuo

Flávio Bolsonaro muda carta e retira trecho em que se declarava presidente eleito

Após divulgar versão inicial nos Estados Unidos, senador passou a se apresentar como "líder do Brasil" e voltou a contestar a vitória de Lula.

Flávio Bolsonaro em ato de campanha
Pronunciamento

Flávio Bolsonaro divulga carta e se declara verdadeiro presidente eleito do Brasil

Senador acusa ministros do STF de perseguição e questiona resultado eleitoral reconhecido pela Justiça Eleitoral.

Discurso de Flávio Bolsonaro que não reconhece vitória democrática de Lula nas eleições 2026.
Suspeita

Polícia Federal investiga circunstâncias da fuga de Flávio Bolsonaro do Brasil

O senador é investigado em inquéritos que tramitam no STF. Em um deles, é suspeito, ao lado do advogado Willer Tomaz, de lavagem de dinheiro por meio de plataformas de bets.

mais notícias

+

Newsletter