Lula e Flávio Bolsonaro. Foto: Divulgação
O Instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira, 29 de maio, uma nova pesquisa sobre a disputa pela Presidência da República em Pernambuco. O levantamento, encomendado pela Rede Tribuna, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de voto no estado com 56% no cenário estimulado. O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece na segunda colocação com 24% das intenções de voto.
No modelo estimulado da pesquisa, os participantes receberam uma lista com os nomes dos pré-candidatos à Presidência da República. Além de Lula e Flávio Bolsonaro, outros nomes também apareceram no levantamento, embora com percentuais menores.
O pré-candidato Renan Santos, do partido Missão, ficou na terceira posição com 2% das intenções de voto. Outros possíveis candidatos, como Augusto Cury (Avante), Cabo Daciolo (Mobiliza), Ronaldo Caiado (PSD), Samara Martins (Unidade Popular), Joaquim Barbosa (Democracia Cristã), Rui Costa Pimenta (PCO) e Romeu Zema (Novo), marcaram 1% cada.
O candidato Hertz Dias (PSTU) também foi citado pelos entrevistados, mas não alcançou 1% das intenções de voto.
A pesquisa ainda registrou 9% de votos brancos, nulos ou entrevistados que afirmaram não escolher nenhum dos nomes apresentados. Outros 3% disseram não saber em quem votar ou preferiram não responder.
O levantamento ouviu 1.022 eleitores com 16 anos ou mais em municípios de todas as regiões de Pernambuco. Segundo o Datafolha, a pesquisa possui margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança informado é de 95%. A pesquisa ouviu eleitores de diversas regiões pernambucanas entre os dias 25 e 27 de maio de 2026.
O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04242/2026, conforme exigência da legislação eleitoral.
Além da disputa presidencial, o ambiente político pernambucano também vive movimentações em torno da corrida pelo Governo do Estado e Senado e Câmara Federal.
1
2
3
4
19:58, 03 Ago
24
°c
Fonte: OpenWeather
Corte manteve multa de R$ 2 mil aplicada a um candidato a vereador de Caruaru e entendeu que veículos usados em aplicativos são bens de uso comum.
A declaração foi feita durante a convenção nacional do Partido dos Trabalhadores, realizada em São Paulo, evento que oficializou sua candidatura à reeleição nas eleições de 2026
Por unanimidade, plenário entendeu restrição é inconstitucional e que a medida não vai causar transtorno fiscal.
mais notícias
+