Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Classificação de facções como terroristas pelos Estados Unidos pode afetar o pix, diz Dario Durigan

Segundo o ministro da Fazenda, a medida põe em risco todo o trabalho de cooperação entre os países para combater o crime organizado.

Braian

01 de junho de 2026 às 12:18   - Atualizado às 12:52

Classificação de facções como terroristas pode prejudicar o Pix, diz Dario Durigan

Classificação de facções como terroristas pode prejudicar o Pix, diz Dario Durigan Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a classificação de facções como terroristas pode prejudicar o pix. Durigan adiantou que vai se encontrar esta semana com autoridades americanas para entender a decisão. Ele concedeu uma entrevista à rádio CBN, na manhã desta segunda-feira 1º de junho. Segundo o ministro Durigan, a medida põe em risco todo o trabalho de cooperação entre os países para combater o crime organizado, além de gerar insegurança para os bancos brasileiros.

“Nós não vamos deixar de fazer esforços. Essa semana eu devo entrar em contato com as autoridades nos Estados Unidos para esclarecer o que que está acontecendo, entendeu? Porque o presidente Lula foi o primeiro quem disse que nós temos que aumentar o combate a esse tipo de facção, a esse tipo de organização criminosa. Nós estamos botando em risco isso agora? A troco de quê?”

Além disso, a classificação das facções como terroristas pode afetar bancos brasileiros e a tecnologia de pagamento nacional, prejudicando a população. Isso porque o Tesouro norte-americano pode aplicar sanções de forma unilateral.

“Então imagina o nosso ouvinte que vai fazer um pix de um banco A, um banco privado, para um banco B, um banco público, e aí aparece lá: ‘Não, você não pode fazer pix, você não pode fazer transferência para esse banco porque ele está atualmente sujeito a sanções do Tesouro norte-americano’. E claro que se esse banco B acabar interferindo ou acabar violando essa sanção, ele pode ter consequência no mercado de câmbio. Então ele não pode mais vender dólar, ele não pode mais operar com as empresas que ele fez apoio à exportação para os Estados Unidos”.

O ministro disse que a investigação comercial que os Estados Unidos abriram sobre o pix é de caráter mais político do que técnico. 

Agência Brasil 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:03, 13 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes, candidata ao Senado por Pernambuco
Agenda

Marília Arraes faz novo giro pelo Agreste e amplia mobilização da Frente Popular

Candidata ao Senado esteve em Orobó, Casinhas, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim ao lado de João Campos, Humberto Costa e lideranças da região

Ministros do STF.
Levantamento

Datafolha: 76% dos brasileiros afirmam que há poder excessivo no STF; maioria diz que não mudou voto após crise

O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01833/2026.

Ministros Fachin e André Mendonça.
Decisão

STF: Fachin marca sessão sobre André Mendonça para 23 de setembro

Moraes havia solicitado que os dois casos fossem levados conjuntamente ao plenário, sob o argumento de que a análise separada poderia gerar decisões contraditórias e tumulto processual.

mais notícias

+

Newsletter