Pernambuco, 29 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Coronel Feitosa critica greve da Caixa no governo Lula, que passa de oito dias, e cobra funcionamento de serviços

A greve nacional dos empregados da Caixa teve início em 10 de setembro, após trabalhadores rejeitarem propostas apresentadas durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho.

18 de setembro de 2026 às 19:46   - Atualizado às 19:48

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL).

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL). Foto: Divulgação

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) esteve, nesta semana, em uma agência da Caixa Econômica Federal que aderiu à greve dos bancários. Durante a visita, o parlamentar conversou com trabalhadores sobre a paralisação, que começou em 10 de setembro e segue por tempo indeterminado.

Segundo relato divulgado pelo deputado, uma funcionária informou que a paralisação já ultrapassava oito dias e não havia previsão de encerramento. Feitosa relacionou o movimento a reivindicações dos trabalhadores e criticou a condução do governo federal diante da situação.

“Mais de oito dias em greve da Caixa Econômica. Governo Lula. Já pensou se fosse isso no governo Bolsonaro, faltando poucos dias para as eleições? Era capa de todos os jornais, todas as chamadas de televisão. Mas é o Lula, né?”, questionou o parlamentar.

Deputado cita atendimento a instituições

Durante a visita, Feitosa também afirmou que a paralisação estaria afetando instituições que dependem de operações realizadas pela Caixa para receber recursos.

“Tem gente tirando dos caixas eletrônicos e instituições que não recebem recursos que têm que ser liberados pela Caixa Econômica — asilos, instituições de atendimento a pessoas com deficiência estão sem receber dinheiro”, declarou.

Veja Também

A afirmação sobre os impactos em instituições foi feita pelo próprio deputado e não deve ser confundida com uma informação de que todos os pagamentos e serviços da Caixa estejam interrompidos.

A Caixa informou que, apesar da greve, canais digitais e serviços de autoatendimento permanecem disponíveis. O pagamento do Bolsa Família, por exemplo, segue normalmente, segundo informações divulgadas pelo banco, com possibilidade de movimentação dos valores por aplicativos, caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Greve da Caixa

A greve nacional dos empregados da Caixa teve início em 10 de setembro, após trabalhadores rejeitarem propostas apresentadas durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. O principal ponto de impasse registrado nas negociações é o Saúde Caixa, plano de assistência médica dos funcionários.

Em 11 de setembro, os empregados rejeitaram a proposta final apresentada pelo banco. Na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, 68% dos trabalhadores votaram contra o texto. A Caixa posteriormente reabriu as negociações com os representantes dos empregados.

A paralisação também tem provocado impactos em alguns serviços que dependem de atendimento presencial ou de etapas administrativas do banco. Reportagem da Folha de S.Paulo apontou atrasos na liberação de crédito do programa Move Brasil e em processos de financiamento imobiliário.

No caso dos benefícios sociais, porém, a paralisação das agências não interrompe automaticamente os pagamentos. A Caixa informou que os canais de pagamento permanecem funcionando, enquanto o atendimento presencial pode ser afetado conforme a adesão dos trabalhadores à greve.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

08:27, 29 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jair Bolsonaro e Nunes Marques.
Prazo

Nunes Marques dá 10 dias para PGR se manifestar sobre revisão criminal de Jair Bolsonaro

Na petição, a defesa pretende derrubar a decisão da Primeira Turma que condenou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão.

Daniel Vorcaro preso
Processo

PF indicia Vorcaro e mais 14 investigados no caso Master por crimes financeiros

Indiciamento se refere à fraude de R$ 17,5 bilhões em carteiras de crédito do banco público do DF.

Flávio Bolsonaro.
Recuo

Flávio Bolsonaro muda carta e retira trecho em que se declarava presidente eleito

Após divulgar versão inicial nos Estados Unidos, senador passou a se apresentar como "líder do Brasil" e voltou a contestar a vitória de Lula.

mais notícias

+

Newsletter