Pernambuco, 09 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Comissão de frente da Acadêmicos de Niterói encena Alexandre de Moraes prendendo Bolsonaro

As cenas repercutiram rapidamente nas redes, dividindo opiniões entre apoiadores e críticos.

Cami Cardoso

16 de fevereiro de 2026 às 09:24   - Atualizado às 10:05

Comissão de frente da Acadêmicos de Niterói encena Alexandre de Moraes prendendo Bolsonaro

Comissão de frente da Acadêmicos de Niterói encena Alexandre de Moraes prendendo Bolsonaro Foto: Reprodução / Twitter

A Acadêmicos de Niterói segue dando o que falar nas redes sociais após sua estreia no Grupo Especial do Rio de Janeiro. Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola levou para a Marquês de Sapucaí uma homenagem à trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando momentos de sua vida política e origem popular.

Apesar do tema abertamente politizado, algo recorrente na história do Carnaval carioca, a agremiação optou por contar sua narrativa com humor e ironia. Um dos trechos mais comentados foi a sátira ao ex-presidente Jair Bolsonaro, retratado como o palhaço Bozo, vestindo terno e gravata. A caracterização apareceu tanto em alegorias quanto na comissão de frente.

Durante a apresentação, outro personagem conhecido do cenário político brasileiro foi representado: o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Na encenação, ele surgia prendendo o personagem que simbolizava o ex-presidente, conduzindo-o a uma cela, em referência às investigações e decisões judiciais envolvendo Bolsonaro.

As cenas repercutiram rapidamente nas redes, dividindo opiniões entre apoiadores e críticos. Enquanto parte do público defendeu a liberdade artística da escola, outros classificaram a encenação como provocação política. A estreia da Acadêmicos de Niterói, assim, consolidou-se como um dos momentos mais comentados do Carnaval deste ano (Confira o vídeo aqui).

"Neoconservadores em Conserva"

Durante o desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a escola apresentou a ala “Neoconservadores em conserva”, que acabou chamando atenção pela sátira a grupos evangélicos. 

Veja Também

De acordo com o texto oficial divulgado pela escola, a ala foi construída para retratar segmentos que, na visão do enredo, compõem um bloco conservador no cenário político nacional. As fantasias, em formato de lata de conserva, faziam referência simbólica à ideia de “conservadorismo”.

Na parte superior das alegorias, quatro personagens identificavam os grupos citados: representantes do agronegócio, simbolizados por um fazendeiro; uma mulher de classe alta, descrita como “perua”; defensores da Ditadura Militar; e grupos religiosos evangélicos.

No material oficial, a Acadêmicos de Niterói afirma que utilizou o humor como ferramenta narrativa, recurso tradicional do carnaval para abordar temas sociais e políticos contemporâneos. Após a apresentação, imagens e vídeos da ala circularam nas redes sociais e geraram reações diversas, com manifestações favoráveis e críticas à abordagem adotada.

Confira a explicação da escola sobre a ala

O humor segue em voga para caracterizar os chamados “neoconservadores”. Um grupo que atua fortemente em oposição a Lula, votando contra a maioria das pautas defendidas por ele, como privatizações e o fim da escala de trabalho 6x1.

O movimento em ascensão no Brasil passou a se associar, dentro do campo político, aos seguidores da extrema direita. A fantasia traz uma lata de conserva, com uma defesa da dita família tradicional, formada exclusivamente por um homem, uma mulher e os filhos. Na cabeça dos componentes, há uma variação de elementos para enumerar os grupos que levantam a bandeira do neoconservadorismo. São eles: os representantes do agronegócio (na figura de um fazendeiro), uma mulher de classe alta (perua), os defensores da Ditadura Militar e os grupos religiosos evangélicos. No Congresso Nacional, formam um bloco conservador que defende pautas como flexibilização do porte de armas, exaltação às Forças Armadas, interesses do agronegócio e dos valores tradicionais da família.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:48, 09 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministros do STF Alexandre de Moraes e Dias Toffoli
Processo

CPI para investigar Moraes e Toffoli no Caso Master alcança número mínimo de assinaturas

A oposição no Senado Federal é quem move a linha de frente contra os dois ministros do Supremo.

Prefeito de Belo Jardim Gilvandro Estrela.
Levantamento

Belo Jardim conquista 3º lugar em Pernambuco em saneamento no Ranking de Competitividade 2025

Além disso, o município alcançou o 2º lugar no indicador de inserção econômica e ficou entre os dez primeiros no estado em qualidade de vida.

Lula e Bolsonaro no primeiro debate no 2º turno, realizado pela TV Bandeirantes
Pesquisa

Datafolha: 9 em cada 10 brasileiros não se arrependeram de votar em Lula ou Bolsonaro em 2022

O instituto entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 3 a 5 de março. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

mais notícias

+

Newsletter