Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Comissão da Alepe aprova projeto de Joel da Harpa que garante intervalo bíblico nas escolas

A proposta consolida uma política pública voltada a garantir respeito entre crenças e assegurar que estudantes possam exercer sua convicção religiosa.

Redação

24 de outubro de 2025 às 12:06   - Atualizado às 12:06

Comissão da Alepe aprova projeto de Joel da Harpa que garante intervalo bíblico nas escolas.

Comissão da Alepe aprova projeto de Joel da Harpa que garante intervalo bíblico nas escolas. Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nesta semana, a criação da Política Estadual de Proteção e Exercício da Liberdade Religiosa no Ambiente Educacional — contemplando o Projeto de Lei nº 3043/2025, de autoria do deputado Joel da Harpa (PL), que assegura o direito ao intervalo bíblico nas escolas.

A proposta consolida uma política pública voltada a garantir respeito entre crenças, reforçar a laicidade do Estado — entendida como neutralidade e não como hostilidade à fé — e assegurar que estudantes possam exercer sua convicção religiosa sem qualquer forma de discriminação. No caso do intervalo bíblico, a medida assegura que alunos que desejarem possam realizar leitura e reflexão de textos sagrados em momento previamente organizado e sem prejuízo à rotina escolar.

Além do direito ao exercício da fé, o texto prevê ações educativas para promover tolerância, prevenir situações de preconceito e combater constrangimentos relacionados à religião no ambiente estudantil.

Para Joel da Harpa, a aprovação representa uma vitória da liberdade: “O Estado não pode ser antirreligioso. Garantimos que quem quiser viver sua fé na escola o faça com respeito, sem impor a ninguém e sem ser discriminado”, afirmou. Com a aprovação na CCLJ, a proposta segue agora para análise das demais comissões temáticas antes de ser votada em Plenário.

Prêmio para alunos

O deputado estadual Joel da Harpa quer ver os estudantes da rede pública de Pernambuco mais motivados e valorizados.

Veja Também

Para isso, apresentou um projeto de lei que cria o Programa Estadual de Incentivo ao Desempenho Escolar, voltado para os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental II e do 1º ao 3º ano do ensino médio. A proposta já foi aprovada na Comissão de Justiça.

O objetivo é premiar e reconhecer os melhores alunos de cada série, estimulando-os a conquistar resultados cada vez melhores.

Joel da Harpa lembra que a proposta segue os moldes de outras leis já aprovadas na Assembleia, mas reforça que o foco é fortalecer ainda mais a educação no Estado.

“Quando o estudante percebe que seu esforço é reconhecido, ele se dedica mais, ganha autoestima e acredita no próprio futuro”, afirmou o parlamentar.

Além de incentivar os jovens, o projeto busca estreitar a parceria entre escolas, famílias e poder público, criando um ciclo positivo para a comunidade escolar.

A medida já poderá valer para o próximo ano letivo, alcançando milhares de alunos em todo o Estado.

“A educação é a chave para transformar vidas, e precisamos investir nos nossos jovens. Esse projeto é um passo importante para tornar a rede pública ainda mais forte”, reforçou Joel da Harpa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:30, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter