Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Comandante da FAB usa voos comerciais por falta de aviões militares operacionais

Corte de verbas paralisa aeronaves da Força Aérea e obriga comandante da FAB a embarcar em voos comerciais.

Portal de Prefeitura

28 de agosto de 2025 às 17:41   - Atualizado às 17:45

Comandante da FAB usa voos comerciais por falta de aviões

Comandante da FAB usa voos comerciais por falta de aviões Foto Montagem/Portal de Prefeitura

A crise orçamentária nas Forças Armadas chegou a um ponto crítico: o comandante da FAB usa voos comerciais desde julho por não haver aeronaves militares disponíveis para seu deslocamento. O brigadeiro Marcelo Damasceno, líder da Força Aérea Brasileira, tem optado por passagens em companhias aéreas civis para cumprir agendas oficiais em diferentes estados do país.

O motivo é preocupante: ao menos 40 aviões da FAB estão parados por falta de manutenção, segundo apuração da imprensa. Além disso, 137 pilotos foram afastados, agravando a indisponibilidade de pessoal para operar os voos. O impacto atinge diretamente o alto comando, e o episódio evidencia o colapso estrutural da aviação militar brasileira.

A situação começou a se tornar pública quando o comandante da FAB usou voos comerciais para ir de Brasília a Recife, em 10 de julho, gastando R$ 5.197 em uma passagem comprada com antecedência. A decisão, tomada por necessidade, virou símbolo de um sistema pressionado por falta de recursos e prioridades desalinhadas.

Apesar de a missão principal da Força Aérea ser garantir a soberania do espaço aéreo nacional, grande parte de sua frota tem sido usada para o transporte de autoridades civis. Um decreto presidencial define quem tem prioridade nos voos, começando pelo vice-presidente e os chefes dos três poderes. Já o presidente Lula dispõe de aeronaves presidenciais exclusivas.

A repetição desse cenário preocupa oficiais da ativa e da reserva. Para muitos, o fato de o comandante da FAB usar voos comerciais é um alerta claro: a FAB já não consegue cumprir nem sua rotina interna, muito menos sua função estratégica de proteção e mobilidade aérea.

Em tempos de contenção fiscal, o episódio expõe um dilema: quem voa com a FAB — e a que custo? Enquanto isso, as aeronaves seguem no chão, e o comandante da Aeronáutica, no corredor de embarque comercial.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:25, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter