Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"O primeiro governo que assume uma política de drogas", diz Cleiton Collins sobre Raquel Lyra

O deputado Pastor Cleiton Collins esteve presente na assinatura dos primeiros contratos do Governo de Pernambuco com Comunidades Terapêuticas.

Everthon Santos

27 de junho de 2025 às 10:40   - Atualizado às 10:41

Deputado Cleiton Collins e a governadora Raquel Lyra

Deputado Cleiton Collins e a governadora Raquel Lyra Foto: Divulgação

O deputado estadual Pastor Cleiton Collins esteve presente na assinatura dos primeiros contratos do Governo de Pernambuco com Comunidades Terapêuticas, que passam a integrar o Programa Nova História, na quinta-feira, 26 de junho.

O ato reafirmou o compromisso da governadora Raquel Lyra com a política estadual sobre drogas.

Cleiton Collins enfatizou que a iniciativa representa uma nova história para Pernambuco.

“Chegou a hora de salvar vidas e dar as mãos às comunidades terapêuticas. É memorável isso que está acontecendo aqui. Esse é o primeiro governo que assume verdadeiramente uma política de drogas. Admiro o olhar atento de uma gestão que tem cuidado daqueles que mais precisam”, enalteceu o parlamentar.

Sobre a política de drogas

A iniciativa, pioneira no Estado, conta com investimento anual de R$ 3,6 milhões e busca, por meio do acolhimento humanizado e cuidado integral, a reinserção social de pessoas em situação de rua com uso abusivo de substâncias psicoativas.

Veja Também

O Nova História soma-se às outras ações promovidas pelo Governo do Estado no enfrentamento às drogas, como o Programa Atitude, voltado ao cuidado com pessoas que fazem uso de drogas e seus familiares por meio de serviços governamentais. A iniciativa vem sendo completamente reestruturada e fortalecida nos quatro núcleos regionais localizados no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Cabo de Santo Agostinho.

“Sabemos que o desafio do uso de drogas no Brasil e em Pernambuco é enorme. Tivemos a emoção de assinar um convênio histórico com dez comunidades terapêuticas em diferentes regiões do Estado. Nosso objetivo é dar vida e nova história a centenas de pessoas que precisam de apoio e que, até aqui, muitas vezes não contavam com a força e a presença do Governo de Pernambuco. Hoje, essa realidade começa a mudar. Estamos aqui para apoiar, com recursos financeiros e com reconhecimento, aqueles que fazem a diferença na vida de tantas famílias pernambucanas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para a vice-governadora Priscila Krause, o enfrentamento às drogas exige união, diálogo e compromisso com a transformação social.

“Se o Programa Nova História é uma realidade hoje em Pernambuco, é por conta da capacidade de unir do nosso governo, e não falo em unir os iguais, mas os diferentes, em torno de um propósito. Em cada uma das iniciativas e formas de cuidar desse desafio, mostramos que podemos ser parte da transformação na vida dessas pessoas", enfatizou a gestora.

A assinatura dos contratos é um reconhecimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), ao trabalho desenvolvido por instituições que enfrentam as vulnerabilidades causadas pelo uso abusivo de substâncias.

Para fortalecer a causa, a gestão estadual custeará, em regime residencial transitório e exclusivamente voluntário, 200 vagas pelo valor mensal de R$ 1,5 mil por pessoa.

As instituições selecionadas estão em oito municípios de diferentes regiões de Pernambuco. Todas passaram por análise documental, verificação da regularidade jurídica e visita técnica realizada pela SAS.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:31, 17 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Kaio Maniçoba e Eduardo da Fonte.
Apoio

Kaio Maniçoba afirma que Eduardo da Fonte é o nome mais forte e capacitado para o Senado

"Mesmo sem oficializar a pré-candidatura, já aparece muito forte nas pesquisas, resultado do trabalho essencial que ele realiza nos hospitais de Pernambuco", disse o deputado.

Eduardo Moura, vereador do Recife, em entrevista ao Portal de Prefeitura.
Eleições

Eduardo Moura confirma pré-candidatura a deputado federal; apoio a Raquel será definido pelo partido

O vereador do Recife confirmou a informação ao Portal de Prefeitura antes do lançamento oficial que vai ser feito ainda nesta sexta (17).

Kleber Lucas, cantor gospel
Articulação

Kleber Lucas no PT; cantor gospel é cotado para suplência de Benedita da Silva no senado

Dirigentes do partido avaliam que sua trajetória pode facilitar a interlocução do PT com o eleitorado evangélico, considerado um segmento decisivo para o pleito de outubro

mais notícias

+

Newsletter