Pernambuco, 29 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pastor Cleiton Collins alerta para riscos de festas de rua com apologia ao uso de drogas e desordem

O deputado Pastor Cleiton Collins (PP) disse não ser contra qualquer estilo musical, manifestação cultural dos jovens de comunidades ou a cultura pernambucana.

Portal de Prefeitura

11 de junho de 2025 às 11:22   - Atualizado às 11:42

Pastor Cleytom Collins e Dani Portela

Pastor Cleytom Collins e Dani Portela Foto: Alepe

A proposta que visa impedir a realização de bailes de rua conhecidos como "inferninhos” e “muvucões” sem autorização legal motivou debate na Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta terça-feira, 10 de junho. 

O deputado Pastor Cleiton Collins (PP) disse não ser contra qualquer estilo musical, manifestação cultural dos jovens de comunidades ou a cultura pernambucana, mas repudiou festas com apologia ao uso de drogas e desordem. 

“Eu acho que o ser humano faz o que quer, ele tem o livre arbítrio. Mas tudo tem limite, ou não se precisava desta Casa para fazer leis”, disse. 

Para aprofundar a discussão, o colegiado promoverá uma audiência pública sobre o tema por sugestão da presidente da comissão, a deputada Dani Portela (PSOL). A realização da audiência pública foi acatada por unanimidade, mas ainda não teve uma data definida.

Ao defender a realização do debate, Dani Portela frisou que o objetivo do encontro é evitar a criminalização dos movimentos culturais das periferias. Ela afirmou, ainda, que a audiência pública dará vez e voz às pessoas mais vulneráveis, que são os jovens desses territórios. 

Veja Também

“A gente sabe o que já existe e o que está acontecendo pelo país: é a criminalização de culturas periféricas, do passinho e do brega funk, que são expressões culturais do nosso povo de Pernambuco”, lamentou. 

Para Júnior Tércio, essas celebrações só têm a finalidade contrariar as leis do estado. 

“A cultura deve ser feita nos critérios da lei e não à margem dela. O que a gente vê lá é uso de drogas, prostituição e, não generalizando, pessoas que passam o dia todinho dormindo, sem fazer nada, e atrapalhando a vida de quem precisa trabalhar no outro dia”, lamentou.

O parlamentar votou a favor da realização da audiência, mas ressaltou que os comerciantes e moradores das comunidades não estarão presentes por medo. Para ele, apenas um lado da história será ouvido. 

Sobre o projeto de lei

O Projeto de Lei nº 2822/2025, do deputado Pastor Júnior Tércio (PP), proíbe a realização de eventos clandestinos e irregulares nos quais, geralmente, o brega funk é o ritmo tocado. Se for aprovado, quem organizar ou patrocinar esse tipo de festa sem a devida licença ou causando barulho excessivo poderá ser multado em até R$ 20 mil. O texto também estabelece punições como apreensão de equipamentos e condução dos responsáveis à delegacia.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:34, 29 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jair Bolsonaro e Nunes Marques.
Prazo

Nunes Marques dá 10 dias para PGR se manifestar sobre revisão criminal de Jair Bolsonaro

Na petição, a defesa pretende derrubar a decisão da Primeira Turma que condenou o ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão.

Daniel Vorcaro preso
Processo

PF indicia Vorcaro e mais 14 investigados no caso Master por crimes financeiros

Indiciamento se refere à fraude de R$ 17,5 bilhões em carteiras de crédito do banco público do DF.

Flávio Bolsonaro.
Recuo

Flávio Bolsonaro muda carta e retira trecho em que se declarava presidente eleito

Após divulgar versão inicial nos Estados Unidos, senador passou a se apresentar como "líder do Brasil" e voltou a contestar a vitória de Lula.

mais notícias

+

Newsletter