Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"O primeiro governo que assume uma política de drogas", diz Cleiton Collins sobre Raquel Lyra

O deputado Pastor Cleiton Collins esteve presente na assinatura dos primeiros contratos do Governo de Pernambuco com Comunidades Terapêuticas.

Everthon Santos

27 de junho de 2025 às 10:40   - Atualizado às 10:41

Deputado Cleiton Collins e a governadora Raquel Lyra

Deputado Cleiton Collins e a governadora Raquel Lyra Foto: Divulgação

O deputado estadual Pastor Cleiton Collins esteve presente na assinatura dos primeiros contratos do Governo de Pernambuco com Comunidades Terapêuticas, que passam a integrar o Programa Nova História, na quinta-feira, 26 de junho.

O ato reafirmou o compromisso da governadora Raquel Lyra com a política estadual sobre drogas.

Cleiton Collins enfatizou que a iniciativa representa uma nova história para Pernambuco.

“Chegou a hora de salvar vidas e dar as mãos às comunidades terapêuticas. É memorável isso que está acontecendo aqui. Esse é o primeiro governo que assume verdadeiramente uma política de drogas. Admiro o olhar atento de uma gestão que tem cuidado daqueles que mais precisam”, enalteceu o parlamentar.

Sobre a política de drogas

A iniciativa, pioneira no Estado, conta com investimento anual de R$ 3,6 milhões e busca, por meio do acolhimento humanizado e cuidado integral, a reinserção social de pessoas em situação de rua com uso abusivo de substâncias psicoativas.

Veja Também

O Nova História soma-se às outras ações promovidas pelo Governo do Estado no enfrentamento às drogas, como o Programa Atitude, voltado ao cuidado com pessoas que fazem uso de drogas e seus familiares por meio de serviços governamentais. A iniciativa vem sendo completamente reestruturada e fortalecida nos quatro núcleos regionais localizados no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Cabo de Santo Agostinho.

“Sabemos que o desafio do uso de drogas no Brasil e em Pernambuco é enorme. Tivemos a emoção de assinar um convênio histórico com dez comunidades terapêuticas em diferentes regiões do Estado. Nosso objetivo é dar vida e nova história a centenas de pessoas que precisam de apoio e que, até aqui, muitas vezes não contavam com a força e a presença do Governo de Pernambuco. Hoje, essa realidade começa a mudar. Estamos aqui para apoiar, com recursos financeiros e com reconhecimento, aqueles que fazem a diferença na vida de tantas famílias pernambucanas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para a vice-governadora Priscila Krause, o enfrentamento às drogas exige união, diálogo e compromisso com a transformação social.

“Se o Programa Nova História é uma realidade hoje em Pernambuco, é por conta da capacidade de unir do nosso governo, e não falo em unir os iguais, mas os diferentes, em torno de um propósito. Em cada uma das iniciativas e formas de cuidar desse desafio, mostramos que podemos ser parte da transformação na vida dessas pessoas", enfatizou a gestora.

A assinatura dos contratos é um reconhecimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), ao trabalho desenvolvido por instituições que enfrentam as vulnerabilidades causadas pelo uso abusivo de substâncias.

Para fortalecer a causa, a gestão estadual custeará, em regime residencial transitório e exclusivamente voluntário, 200 vagas pelo valor mensal de R$ 1,5 mil por pessoa.

As instituições selecionadas estão em oito municípios de diferentes regiões de Pernambuco. Todas passaram por análise documental, verificação da regularidade jurídica e visita técnica realizada pela SAS.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:10, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter