Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cláudio Castro agradece apoio de governadores e anuncia criação do Consórcio da Paz

O governador do Rio argumentou que o projeto tem como objetivo integrar os estados no enfrentamento ao crime organizado.

Cami Cardoso

01 de novembro de 2025 às 11:57   - Atualizado às 12:20

Cláudio Castro agradece apoio de governadores e anuncia criação do Consórcio da Paz

Cláudio Castro agradece apoio de governadores e anuncia criação do Consórcio da Paz Foto: Reprodução / TV Globo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), divulgou, na quinta-feira, 30 de outubro, um vídeo em que governadores de diversos estados manifestam apoio e solidariedade a ele após a operação do Bope realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio.

Na publicação, Castro agradeceu aos gestores que se posicionaram publicamente em defesa da ação e destacou a importância da parceria entre os estados no combate à criminalidade.

“Quero agradecer aos governadores Romeu Zema, Jorginho Mello, Ronaldo Caiado, Eduardo Riedel, Tarcísio de Freitas e à vice-governadora Celina Leão pelo apoio e pela parceria nessa caminhada. A união entre os estados é essencial para que o Brasil avance na construção de um país mais seguro e livre”, afirmou.

O governador também destacou a criação do Consórcio da Paz, uma iniciativa que, segundo ele, tem como objetivo integrar os estados brasileiros no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de armas e à criminalidade que ultrapassa fronteiras estaduais.

"Faremos um consórcio entre os Estados, no modelo de outros consórcios que existem, para que nós possamos dividir as experiências, soluções e ações do combate ao crime organizado e da libertação do nosso povo, para que possamos compartilhar ajuda, discutir estratégias. Eu propus que a sede desse consórcio seja no Rio de Janeiro", afirmou o governador do Rio de Janeiro.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), sugeriu também que o consórcio possa permitir a compra de equipamentos de segurança pública de forma consorciada, como forma de diminuir os preços das compras. Segundo Mello, será feito um regulamento sobre a união dos governadores e o grupo trocará contingentes, inteligência e apoio financeiro.

"Um consórcio que faça compra de equipamentos de forma consorciada, que nós jogamos os preços para baixo. Equipamentos de toda a espécie, para que a gente possa enfrentar, definitivamente, essa onda de violência no Brasil", disse o governador catarinense.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que a tese do grupo é integrar todas as forças com base na inteligência e ações operacionais, que atenderiam os Estados de forma emergencial e imediata. Ele defendeu que o centro do consórcio permaneça no Rio, como sugeriu Castro.

Veja Também

Castro recebeu apoio público de governadores após seu governo ter conduzido a operação policial mais letal da história do País, na última terça-feira, 28. O último balanço do governo fluminense confirmou 121 mortos na Operação Contenção, contra integrantes do Comando Vermelho nos complexos de favelas do Alemão e da Penha. A Defensoria Pública contabiliza 132 vítimas

Confira o vídeo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:55, 05 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Nunes Marques (TSE) em coletiva de imprensa após fim do primeiro turno
Pleito

Nunes Marques descarta alerta de interferência nas eleições do Brasil

Antes, o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, confirmou que a corporação abriu uma investigação para apurar a suposta interferência estrangeira no pleito. 

Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, e Leniel Borel, pai de Henry Borel.
Escolhidos

Eleições 2026: Mãe de Isabella Nardoni e pai de Henry Borel são eleitos deputados federais

Os dois exerciam mandatos nas câmaras municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro e assumirão cadeiras na Câmara para a legislatura dos próximos quatro anos.

Nikolas Ferreira, deputado federal
Recorde

Nikolas Ferreira (PL) é o deputado federal mais votado do Brasil com 3,1 milhões de votos

O atual deputado federal e agora reeleito Nikolas Ferreira recebeu 3.119.318 votos, ou seja 24,7% do total de eleitores que foram às urnas de Minas Gerais.

mais notícias

+

Newsletter