Deputada Clarissa Tércio. Foto: Divulgação
A deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE) comemorou, nesta segunda-feira, 27 de outubro, o resultado das eleições legislativas na Argentina, que consolidaram a maioria do presidente Javier Milei no Congresso.
Em publicação nas redes sociais, a parlamentar afirmou que o que aconteceu no país vizinho “foi histórico” e que o exemplo argentino “deve inspirar o Brasil”.
“O que aconteceu na Argentina foi histórico! A vitória de Javier Milei nas legislativas mostra que, quando o povo se une e elege uma maioria sólida e consciente no Congresso, a mudança acontece de verdade. Que o exemplo argentino inspire o Brasil!”, escreveu a deputada.
Clarissa Tércio, conhecida por seu posicionamento conservador e alinhamento com pautas de direita, tem demonstrado apoio às ideias de Milei desde sua eleição à Presidência da Argentina, em 2023.
A parlamentar afirmou que o avanço das forças políticas alinhadas ao presidente argentino representa um movimento de “renovação e coragem” diante do que considera modelos políticos ultrapassados na América Latina.
O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou o resultado das eleições legislativas do último domingo, 26 de outubro, dizendo que a vitória de seu partido, A Liberdade Avança (LLA), marca a "construção de uma Argentina grande". Com 96% das urnas apuradas, o partido governista conquistou 40% dos votos contra 31,6% do peronismo, a principal força opositora no Congresso.
Com a estimativa parcial, o governo leva 64 assentos na Câmara de Deputados contra 31 de Força Pátria, principal partido peronista Estavam em jogo 127 assentos. No Senado, o LLA soma 12 novos nomes entre os 24 que estavam em disputa. O mapa exibido pelo ministério do Interior na contagem dos votos mostra quase todo o mapa argentino com a cor libertária. "Que linda fica a Argentina de violeta!", disse Milei a seus apoiadores.
"É um dia histórico. O povo argentino decidiu deixar para trás 100 anos de decadência e continuar no caminho da liberdade", acrescentou o presidente, afirmando que hoje "a Argentina é reconhecida no mundo inteiro pelo que fizemos nos últimos anos "
"Estamos comprometidos em fazer a Argentina o país mais livre do mundo", continuou Millei. "Agora sim, podemos marcar essa vitória. Vamos poder sentar e discutir uma Argentina distinta, uma Argentina que nem se imagina hoje em dia."
O resultado surpreendeu. No começo de setembro, Milei havia sofrido uma dolorosa derrota de 14 pontos porcentuais para o peronismo na província de Buenos Aires, considerada um termômetro do clima nacional, mas o libertário virou o jogo e derrotou os peronistas nas eleições deste domingo.
"Os argentinos mostraram um 'basta ao populismo'. Populismo nunca mais", afirmou ao público que acompanhava seu discurso de vitória.
"Estamos comprometidos a fazer a Argentina o país mais livre do mundo. Vamos cumprir o contrato eleitoral que fizemos com todos que nos elegeram e os que não também", declarou Milei, prometendo impulsionar novos projetos em um Congresso mais alinhado aos seus interesses.
O partido do governo venceu em 16 das 24 províncias argentinas. São elas: Tierra del Fuego, Chubut, Rio Negro, Neuquén, Província de Buenos Aires, Cidade de Buenos Aires, Mendoza, San Luis, Córdoba, Entre Ríos, Santa Fé, Misiones, Chaco, Salta, Jujuy e La Rioja.
2
4
00:43, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+