Pernambuco, 16 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ciro Gomes diz que atos golpistas estão sendo 'explorados politicamente' em vez de "punidos exemplarmente"

08 de janeiro de 2024 às 15:28

O ex-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, publicou nesta segunda-feira, 8 de dezembro, uma nota em que diz que os atos golpistas de 8 de Janeiro estariam sendo explorados politicamente, em vez de serem "punidos exemplarmente".

A nota, publicada na conta de Ciro no X (antigo Twitter), começa falando que os atos merecem punição.

"Os atos de vandalismo e de depredação do patrimônio público, ocorridos por insubmissão política aos resultados eleitorais, devem ser punidos exemplarmente, principalmente a partir dos grandes responsáveis pelo seu financiamento e motivação."

A seguir, o pedetista cutuca, ao que parece, o governo federal e o Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que as punições não estão ocorrendo, mas sim, segundo ele, a exploração política do fato.

"Explorar politicamente o fato deplorável é igualmente desonesto e é o que está acontecendo."

Veja Também

A nota de Ciro Gomes ocorre no mesmo dia do ato realizado pelos Três Poderes em memória dos ataques antidemocráticos ocorridos há um ano.

Convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ato "Democracia Inabalada" ocorre nesta tarde no Salão Negro da sede do Legislativo.

A assessoria de Ciro foi procurada pelo Estadão para comentar se a publicação no X foi direcionada a alguém ou algum órgão específico, mas não atendeu.

Até agora, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, proferiu 6 204 decisões relacionadas aos ataques de 8 de Janeiro.

Desse total, foram 255 medidas de busca e apreensão em 400 endereços e 350 medidas de quebras de sigilo bancário e telemático.

As medidas resultaram em 800 diligências. Os resultados foram divulgados em um relatório neste domingo, 7, pelo STF.

Ao longo de 2023, foram recebidas 1.345 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Até o mês de dezembro de 2023, 38 acordos foram homologados com acusados pelos crimes menos graves (aqueles que estavam em frente aos quartéis).

Nesses acordos, os réus admitiram os crimes e se comprometeram a pagar multas e a fazer curso sobre a democracia, por exemplo.

Contudo, como mostrado pelo Estadão, os atos golpistas completam um ano sem punição a mentores e financiadores.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:04, 16 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Advogado João Neto e momento da agressão.
Rejeitado

TRE barra candidatura do advogado João Neto após condenação por violência doméstica

A condenação pelo crime previsto no artigo 129, § 13, do Código Penal foi confirmada, por unanimidade, pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). 

André Mendonça e Alexandre de Moraes.
Justiça

STF encerra sessão com 4x3 para julgar Alexandre de Moraes e André Mendonça separados; Dino pede vista

A Corte enfrenta uma crise institucional sem precedentes, com a divulgação recíproca de relatórios comprometedores e pedidos mútuos de investigação. 

Sede do STF.
Nomeação

STF: presidente eleito poderá indicar três ministros até 2030 por conta de aposentadorias; veja quem sai

O número de indicações ainda poderá aumentar caso algum outro magistrado opte por se aposentar antes da idade compulsória.

mais notícias

+

Newsletter