Ciro Gomes e Lula com Camilo Santana Foto: Divulgação
O ex-governador do Ceará e ex-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PSDB), voltou a fazer duras críticas ao atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e à sua família. Em discurso recente, Ciro acusou o grupo político ligado a Camilo de praticar tráfico de influência e de controlar diversas instâncias de poder no estado.
Segundo Ciro, o pai de Camilo, Eudoro Santana, atual presidente do PSB do Ceará, teria acumulado quatro cargos e aposentadorias públicas, todos supostamente obtidos por influência do filho. “O Eudoro tem quatro empregos, todos conseguidos por tráfico de influência do Camilo”, afirmou o pedetista.
Ciro detalhou que Eudoro seria aposentado pela Petrobras e pela Assembleia Legislativa do Ceará, além de ocupar cargos na CAGES (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e na Prefeitura de Fortaleza, onde, segundo ele, o grupo de Camilo teria ampliado sua influência política.
“O Camilo criou um decreto para dar um emprego na CAGES, outro na prefeitura, onde eles conquistaram a secretaria. Quatro salários. Isso é o Ceará”, disse Ciro em tom crítico.
O ex-governador também questionou o papel de outros membros da família Santana em funções públicas. Segundo ele, a esposa de Eudoro estaria no Tribunal de Contas, julgando as contas do próprio Camilo, o que, em sua avaliação, representaria conflito de interesses.
Ciro ainda acusou o irmão de Camilo Santana de administrar mais de R$ 300 milhões em uma ONG ligada à área cultural, supostamente sem prestar contas de forma adequada. “O irmão já manipulou mais de trezentos milhões de reais numa ONG que terceirizou o filme da cultura e não presta contas pra ninguém”, disparou.
As declarações de Ciro reacendem a tensão política entre ele e o grupo de Camilo Santana, que já foi seu aliado próximo. A relação entre ambos azedou desde as eleições de 2022, quando o PT e o PDT romperam alianças históricas no Ceará.
Até o momento, Camilo Santana e Eudoro Santana não responderam publicamente às acusações feitas por Ciro Gomes.
2
4
19:28, 12 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+