Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ciro Gomes critica Camilo Santana e diz que família controla cargos públicos no Ceará

Ele acusou o grupo político ligado a Camilo de praticar tráfico de influência e de controlar diversas instâncias de poder no estado.

Portal de Prefeitura

27 de outubro de 2025 às 14:01   - Atualizado às 14:13

Ciro Gomes  e Lula com Camilo Santana

Ciro Gomes e Lula com Camilo Santana Foto: Divulgação

O ex-governador do Ceará e ex-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PSDB), voltou a fazer duras críticas ao atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e à sua família. Em discurso recente, Ciro acusou o grupo político ligado a Camilo de praticar tráfico de influência e de controlar diversas instâncias de poder no estado.

Segundo Ciro, o pai de Camilo, Eudoro Santana, atual presidente do PSB do Ceará, teria acumulado quatro cargos e aposentadorias públicas, todos supostamente obtidos por influência do filho. “O Eudoro tem quatro empregos, todos conseguidos por tráfico de influência do Camilo”, afirmou o pedetista.

Ciro detalhou que Eudoro seria aposentado pela Petrobras e pela Assembleia Legislativa do Ceará, além de ocupar cargos na CAGES (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) e na Prefeitura de Fortaleza, onde, segundo ele, o grupo de Camilo teria ampliado sua influência política.

“O Camilo criou um decreto para dar um emprego na CAGES, outro na prefeitura, onde eles conquistaram a secretaria. Quatro salários. Isso é o Ceará”, disse Ciro em tom crítico.

O ex-governador também questionou o papel de outros membros da família Santana em funções públicas. Segundo ele, a esposa de Eudoro estaria no Tribunal de Contas, julgando as contas do próprio Camilo, o que, em sua avaliação, representaria conflito de interesses.

Veja Também

Ciro ainda acusou o irmão de Camilo Santana de administrar mais de R$ 300 milhões em uma ONG ligada à área cultural, supostamente sem prestar contas de forma adequada. “O irmão já manipulou mais de trezentos milhões de reais numa ONG que terceirizou o filme da cultura e não presta contas pra ninguém”, disparou.

As declarações de Ciro reacendem a tensão política entre ele e o grupo de Camilo Santana, que já foi seu aliado próximo. A relação entre ambos azedou desde as eleições de 2022, quando o PT e o PDT romperam alianças históricas no Ceará.

Até o momento, Camilo Santana e Eudoro Santana não responderam publicamente às acusações feitas por Ciro Gomes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:28, 12 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter