Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ciro Gomes articula volta ao Governo do Ceará e se alinha ao bolsonarismo

Ex-governador deve sair do PDT e levar junto com ele diversas lideranças do partido.

Jameson Ramos

17 de maio de 2025 às 08:59   - Atualizado às 08:59

Ciro Gomes reunido com lideranças na Alece.

Ciro Gomes reunido com lideranças na Alece. Foto: Reprodução

Visando retornar ao poder no Ceará, o ex-governador do estado e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem se alinhado, cada vez mais, com o bolsonarismo - na tentativa de pavimentar o seu caminho e ter condições políticas para a disputa.

Na semana passada, Ciro participou de uma agenda na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) ao lado de parlamentares do PL e do União Brasil. 

Na ocasião, o ex-governador declarou que "aceitaria ir para o sacrifício" de disputar novamente o governo estadual. Esse "sacrifício" foi interpretado nos bastidores como um sinal de reposicionamento político e aproximação com o bolsonarismo e, consequentemente, a direita brasileira.

Mesmo tendo colocado a possibilidade de disputar novamente o Governo do Ceará, durante coletiva Ciro Gomes manifestou que também pode apoiar a pré-candidatura de Roberto Cláudio ao governo estadual. Além disso, ele também anunciou seu apoio ao pré-candidato ao Senado do deputado Alcides Fernandes (PL), aliado de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Confira ao vídeo:

Veja Também

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Saída do PDT

Segundo O Globo, um grupo liderado por Ciro prepara uma saída coletiva do PDT, o que aprofundaria ainda mais o esvaziamento da legenda no Ceará. A movimentação acontece um ano após a ruptura do ex-ministro com o seu irmão, o senador Cid Gomes. 

O jornal aponta que a primeira movimentação será a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil - que deve acontecer até junho. A desfiliação abre caminho para que outras lideranças vinculadas ao grupo também deixem o PDT no segundo semestre, incluindo o próprio Ciro Gomes.

Segundo O Cafezinho, já existem partidos de olho no passe de Ciro. São eles o União Progressista e o PSDB. No caso do partido tucano, a articulação conta com apoio do ex-senador Tasso Jereissati, que busca atrair Gomes para fortalecer o projeto de fusão com o Podemos. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:17, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter