Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Cela da PF para Bolsonaro segue modelo semelhante ao usado por Lula em Curitiba

A estrutura está montada na Superintendência da PF no Distrito Federal, em Brasília, e foi preparada para uma eventual prisão do ex-presidente.

Fernanda Diniz

22 de agosto de 2025 às 13:37   - Atualizado às 16:05

Lula e Bolsonaro em debate nas Eleições 2022

Lula e Bolsonaro em debate nas Eleições 2022 Foto: Reprodução/ TV Bandeirantes

A Polícia Federal preparou uma cela especial temporária para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso a Justiça determine sua prisão em regime fechado.

A estrutura, montada na Superintendência da PF no Distrito Federal, em Brasília, segue um modelo já conhecido, já que é semelhante à cela usada pelo presidnete Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando esteve preso em Curitiba, entre 2018 e 2019.

Apesar de ser chamada internamente por policiais de “cela de Bolsonaro”, o espaço não tem grades, mas sim uma sala adaptada para custódia individual de autoridades com prerrogativas especiais.

A estrutura inclui cama, mesa de trabalho, cadeira, televisão e banheiro privativo, os mesmos itens que compunham o ambiente onde Lula ficou detido por 580 dias, no auge da Operação Lava Jato.

O local fica no térreo da sede da PF, em uma área conhecida como Setor Policial de Brasília. A preparação da cela cumpre exigência legal que garante a ex-presidentes da República o direito a tratamento diferenciado em caso de prisão.

Veja Também

A medida é semelhante ao que foi adotado também com Fernando Collor de Mello, que chegou a ficar detido em uma sala adaptada à sua condição de ex-chefe de Estado, em Alagoas.

Atualmente, Bolsonaro cumpre recolhimento domiciliar por decisão do ministro Alexandre de Moraes, mas a PF se antecipou à possibilidade de uma prisão preventiva ou eventual condenação em regime fechado, diante do avanço de investigações como da tentativa de golpe revelada por militares e ex-auxiliares.

Relembre prisão de Lula 

Em 5 de abril de 2018, após a rejeição de um habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o juiz Sergio Moro decretou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula havia sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato.

Moro determinou que Lula se apresentasse à Polícia Federal em Curitiba até as 17h do dia seguinte, 6 de abril. No entanto, o ex-presidente permaneceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, recusando-se a se entregar no prazo estabelecido. Ele só se rendeu no dia 7 de abril, após uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia.

A prisão foi cumprida de forma diferenciada, com Lula sendo levado a uma sala especial de 15 m² na sede da Polícia Federal em Curitiba, devido à dignidade do cargo que ocupou. O episódio marcou o surgimento do movimento "Lula Livre" e gerou ampla repercussão política e jurídica no país.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:14, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter