Preso desde o dia 24 de março, Rivaldo é acusado de ter planejado o assassinato da vereadora e atuado para proteger os mandantes do crime.
23 de maio de 2024 às 19:54 - Atualizado às 19:54
Delegado Rivaldo Barbosa. Delegado Rivaldo Barbosa.
Ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro e suspeito de envolvimento no Caso Marielle, o delegado Rivaldo Barbosa enviou um pedido para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
Preso desde o dia 24 de março, Rivaldo é acusado de ter planejado o assassinato da vereadora Marielle Franco e atuado para proteger os mandantes do crime.
No pedido, que foi feito da cadeia, o delegado quer que seja ouvido "pelo amor de Deus" pela Polícia Federal (PF).
"Por misericórdia, solicito que V.Exa. faça os investigadores me ouvirem, pelo amor de Deus", escreveu Barbosa no topo de um mandato de notificação entregue por um oficial de justiça na Penitenciária Federal de Brasília.
O pedido foi visto como uma surpresa para os advogados de Barbosa, Felipe Dalleprane e Marcelo Ferreira.
"No campo onde deveria assinar e escrever a data dizendo que recebeu a notificação [do oficial de justiça], ele fez esse pedido de socorro, que surpreendeu muito a gente, demonstrando o desespero dele com o fato de ainda não ter sido ouvido", disse Dalleprane.
O oficial de Justiça informou a Moraes sobre o "pedido urgente" de Barbosa. Ele relatou que entregou a notificação às 14h40 do dia 20 de maio e que Barbosa, ao recebê-la, fez um "pedido urgente" no documento.
Cerca de um mês atrás, o delegado já havia solicitado a Moraes a oportunidade de prestar depoimento. Naquele momento, ele afirmou que não havia sido convocado para depor, apesar da ordem judicial.
"Como a gente não estava presente, não nos surpreendeu o teor, mas a forma que ele fez [o apelo]. E foi até uma forma inteligente de chamar a atenção porque ele não foi ouvido quando foi preso, nem quando foi denunciado, e isso é um ponto muito negativo para a Polícia Federal porque havia determinação expressa do ministro Alexandre de Morais", disse Marcelo Ferreira.
2
22:07, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+