Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Direita lança "Defenda o Brasil do PT" e campanha domina internet com 1 milhão de menções

A mobilização foi impulsionada por parlamentares e apoiadores da direita como uma reação direta à campanha "Defenda o Brasil", lançada por Lula.

Eduarda Queiroz

12 de julho de 2025 às 17:16   - Atualizado às 17:16

Campanha "Defenda o Brasil do PT".

Campanha "Defenda o Brasil do PT". Fotos: Reprodução/Redes Sociais

A campanha digital "Defenda o Brasil do PT" tomou conta das redes sociais neste sábado, 12 de julho, e alcançou o topo dos assuntos mais comentados do Brasil no X (antigo Twitter), ultrapassando a marca de 1 milhão de menções.

A mobilização foi impulsionada por parlamentares e apoiadores da direita como uma reação direta à campanha "Defenda o Brasil", lançada pelo governo federal e o Partido dos Trabalhadores (PT).

A movimentação começou ainda na sexta-feira (11), quando a hashtag "Defenda o Brasil do PT" superou as publicações da campanha oficial do governo, que usa as cores da bandeira nacional e acusa opositores como Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas de serem "traidores da pátria" e "falsos patriotas".

Em resposta, perfis da oposição passaram a denunciar o que chamam de perseguição política e manipulação de narrativa por parte do governo Lula.

A frase "Defenda o Brasil do PT" foi usada para criticar falhas diplomáticas, desinformação e responsabilizar o atual governo pela crise com os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, vinculando a medida ao tratamento jurídico dado a Bolsonaro e às ações do Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja Também

A campanha do PT, que tinha como objetivo mobilizar sua base digital, acabou sendo ofuscada pela reação da direita. Diversos políticos de oposição comentaram o assunto.

A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) afirmou que "a culpa é de Lula", enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou que "o povo não é mais manipulado".

Lula diz que tem o apoio dos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou, nesta sexta-feira, 11 de julho, que o governo tem apoio do povo brasileiro para enfrentar as sanções econômicas do governo dos Estados Unidos (EUA) e que o Brasil não pode “baixar a cabeça” para as chantagens e ameaças de Donald Trump.

“Esse país não baixará a cabeça para ninguém. Ninguém porá medo nesse país com discurso e com bravata. Ninguém. E eu acho que, nesse aspecto, nós vamos ter o apoio do povo brasileiro, que não aceita nenhuma provocação”, disse o presidente, durante cerimônia, em Linhares, no Espírito Santo (ES), de lançamento de indenização a atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais (MG).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:17, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter