Pernambuco, 05 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo da Fonte pede novo acelerador linear para o Hospital Oswaldo Cruz

O deputado esteve em reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o parlamentar Lula da Fonte.

Eduarda Queiroz

08 de maio de 2025 às 14:18   - Atualizado às 14:18

Lula da Fonte, Alexandre Padilha (Ministro da Saúde) e Eduardo da Fonte.

Lula da Fonte, Alexandre Padilha (Ministro da Saúde) e Eduardo da Fonte. Foto: Divulgação

Em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizada nesta quarta-feira, 7 de maio, o deputado federal Eduardo da Fonte solicitou o fornecimento de um acelerador linear Halcyon para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), referência no tratamento oncológico em Pernambuco.

Também participou da reunião o deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte, que reforçou a importância da aquisição do equipamento para atender à crescente demanda de pacientes e aprimorar o tratamento contra o câncer no estado.

O Halcyon representa um salto tecnológico em relação aos antigos aparelhos de cobalto. Com maior precisão, o equipamento elimina apenas as células cancerígenas, preserva os tecidos saudáveis e reduz as sequelas nos pacientes.

Além disso, pode diminuir o número de sessões de radioterapia de 30 para até 5 em alguns casos, ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo a fila de espera no SUS.

Com estrutura já pronta para receber o aparelho, incluindo bunker e central de refrigeração, o HUOC atende, em média, 80 pacientes por mês e enfrenta atrasos nos tratamentos por falta de um acelerador linear.

Veja Também

“A chegada desse equipamento vai salvar vidas. Estamos falando de mais precisão, mais agilidade e menos sofrimento para os pacientes. Nosso compromisso é com a saúde dos pernambucanos”, afirmou Eduardo da Fonte.

Ações do deputado na saúde

O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) já destinou mais de R$ 70 milhões para fortalecer hospitais de todo Pernambuco durante o seu mandato. A saúde é uma das principais pautas do parlamentar.

Confira a lista de hospitais que receberam recursos:

  • Hospital das Clínicas
  • Hospital do Câncer de Pernambuco
  • Hospital Maria Lucinda
  • IMIP
  • Hospital Universitário Oswaldo Cruz
  • Tricentenário
  • Fundação Altino Ventura
  • Hospital Santa Maria
  • Hospital do Câncer do Sertão do Araripe

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:25, 05 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Aposta Online
Resolução

MP que proíbe bets já está em vigor, mas Congresso terá até 120 dias para decidir sobre medida; saiba próximas etapas

Para que a proibição permaneça em vigor, o texto deverá passar por uma comissão mista, formada por deputados e senadores, e posteriormente ser votado nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Onça.
Sugestão

Projeto de Lei quer proibir o funcionamento de zoológicos no Brasil; entenda

Pela proposta, os estabelecimentos hoje existentes no país terão prazo máximo de dois anos para serem totalmente desativados.

Pessoa segurando cordão do Espectro Autista.
Avanço

Comissão da Câmara aprova projeto de lei que cria auxílio de R$ 600 para mães atípicas

O texto também determina que a deficiência da criança ou do adolescente seja avaliada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, conforme previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

mais notícias

+

Newsletter