Lula da Fonte, Alexandre Padilha (Ministro da Saúde) e Eduardo da Fonte. Foto: Divulgação
Em audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizada nesta quarta-feira, 7 de maio, o deputado federal Eduardo da Fonte solicitou o fornecimento de um acelerador linear Halcyon para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), referência no tratamento oncológico em Pernambuco.
Também participou da reunião o deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte, que reforçou a importância da aquisição do equipamento para atender à crescente demanda de pacientes e aprimorar o tratamento contra o câncer no estado.
O Halcyon representa um salto tecnológico em relação aos antigos aparelhos de cobalto. Com maior precisão, o equipamento elimina apenas as células cancerígenas, preserva os tecidos saudáveis e reduz as sequelas nos pacientes.
Além disso, pode diminuir o número de sessões de radioterapia de 30 para até 5 em alguns casos, ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo a fila de espera no SUS.
Com estrutura já pronta para receber o aparelho, incluindo bunker e central de refrigeração, o HUOC atende, em média, 80 pacientes por mês e enfrenta atrasos nos tratamentos por falta de um acelerador linear.
“A chegada desse equipamento vai salvar vidas. Estamos falando de mais precisão, mais agilidade e menos sofrimento para os pacientes. Nosso compromisso é com a saúde dos pernambucanos”, afirmou Eduardo da Fonte.
O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) já destinou mais de R$ 70 milhões para fortalecer hospitais de todo Pernambuco durante o seu mandato. A saúde é uma das principais pautas do parlamentar.
Confira a lista de hospitais que receberam recursos:
1
15:54, 23 Jun
27
°c
Fonte: OpenWeather
Mais do que os números das pesquisas, a influência de Eduardo da Fonte se estende por toda a estrutura política de Pernambuco.
A medida, aprovada no final de maio deste ano, busca assegurar a integridade física e mental dos servidores.
Conforme o regimento, após a notificação, a defesa da deputada terá o prazo de cinco sessões do plenário para se manifestar.
mais notícias
+