Pernambuco, 31 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado do PL apresenta projeto de lei que libera porte de arma para pessoas trans

Na justificativa, o parlamentar afirma que a iniciativa busca responder aos altos índices de violência registrados contra essa população.

Ricardo Lélis

17 de fevereiro de 2026 às 20:45   - Atualizado às 20:45

Projeto quer liberar porte de arma para trans.

Projeto quer liberar porte de arma para trans. (Foto: Marcelo Camargo e Arquivo/ Agência Brasil)

O deputado federal Paulo Bilynskyj, integrante da Frente Parlamentar da Segurança Pública, protocolou um projeto de lei que prevê a garantia do porte de arma de fogo a pessoas trans no Brasil. A proposta altera o Estatuto do Desarmamento para incluir uma regra específica sobre o tema.

Pelo texto, pessoas transexuais, homens ou mulheres, poderão portar arma com base na autodeclaração de identidade de gênero. Na justificativa, Bilynskyj afirma que a iniciativa busca responder aos altos índices de violência registrados contra essa população.

Segundo o parlamentar, dados recentes colocam o Brasil entre os países com maior número de assassinatos de pessoas trans e travestis, o que, em sua avaliação, evidencia falhas na proteção oferecida pelo Estado.

O deputado também sustenta que o projeto se fundamenta nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da igualdade e da liberdade individual. Para ele, a condição de vulnerabilidade enfrentada por pessoas trans justifica a adoção de um tratamento específico na legislação.

De acordo com Bilynskyj, a proposta não altera regras penais nem modifica os mecanismos de responsabilização criminal, limitando-se a criar uma nova possibilidade dentro do Estatuto do Desarmamento.

Veja Também

Porte de arma aprovado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que autoriza policiais legislativos de assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal a portarem armas de fogo. O texto foi publicado em dezembro do ano passado, no Diário Oficial da União.

A nova lei altera o Estatuto do Desarmamento, de 2003, que já concede o porte de arma aos policiais legislativos do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

No entanto, o presidente Lula vetou dois dispositivos do projeto que dispensavam os policiais de comprovar idoneidade, capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, como previsto no Estatuto.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:23, 31 Mar

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

arma
Liberação

Comissão da Câmara aprova porte de arma para vigilantes fora do horário de serviço

A medida abrange também instrutores de armamento e tiro, estabelecendo condições para o exercício desse direito.

Motorista de ônibus.
Direito

Projeto de Lei cria piso salarial de R$ 4 mil para motoristas de ônibus

Pela proposta, essa remuneração corresponderá a uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

Bicicletas e Motos Elétricas
Cautelar

TCE-PE abre processo para apurar compra de veículos elétricos pela Prefeitura do Recife

Tribunal de Contas investiga aquisição de motos e bicicletas elétricas pela Prefeitura do Recife, segundo informações do Blog de Manoel Medeiros.

mais notícias

+

Newsletter