Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

BRASIL acolhe mais de 125 mil migrantes e REFUGIADOS DA VENEZUELA, desde 2018

09 de março de 2024 às 15:14

Mais de 125 mil migrantes e refugiados, da Venezuela, já foram interiorizados pelo Brasil, por meio da Operação Acolhida.

Eles vivem, atualmente, em mais de mil municípios de todas as regiões do país. Curitiba, no Paraná, e Manaus, Amazonas, são as cidades com maior número de acolhidos, desde 2018. Os dados foram divulgados na sexta-feira, 8 de março.

A Operação Acolhida é estruturada em torno de três eixos: ordenamento de fronteira; acolhimento; e interiorização.

Ela ajuda no deslocamento organizado dos refugiados e migrantes, e oferece oportunidades para integração socioeconômica e cultural.

É uma reposta humanitária às demandas, que chegam ao Brasil, pela fronteira com a Venezuela, e envolve ações de diferentes atores, distribuídos em comitês.

Veja Também

De acordo com os dados do governo, a população venezuelana, fora dos abrigos, aumentou 8%, em janeiro deste ano. No alojamento temporário, foram atendidas 210 pessoas nos serviços de pernoite.

Cerca de nove, em cada dez venezuelanos, migram em grupos familiares. O perfil de refugiados e migrantes é de pessoas em situação de vulnerabilidade, que necessitam e têm direito a serviços como os oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social e a programas de transferência de renda.

As Forças Armadas coordenam as atividades operacionais, com apoio das agências da Organização das Nações Unidas, sociedade civil e entidades privadas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

03:27, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Feminicídio no Brasil
Artigo

Feminicídio não se combate com propaganda, mas com punição exemplar

Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.

Câmara dos Deputados.
Reajuste

Deputados aprovam lei que aumenta salário de servidores do Senado e da Câmara

As propostas também reestruturam gratificações e criam novos tipos de licença para os funcionários das duas Casas.

Professor em sala de aula
Educação

Professores podem ficar isentos do Imposto de Renda com salários de até R$ 10 mil; confira

Proposta em tramitação no Senado busca valorizar o magistério e prevê compensação fiscal com tributação sobre apostas esportivas.

mais notícias

+

Newsletter