Câmara do Recife rejeita Voto de Aplauso, em nome de Nikolas Ferreira, a deputados que assinaram CPI do INSS. Foto: Divulgação
A Câmara Municipal do Recife rejeitou, nesta terça-feira, 3 de junho, um Voto de Aplauso proposto pelo vereador Thiago Medina (PL), na pessoa do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), para os deputados que assinaram o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS.
A votação aconteceu durante uma sessão ordinária e terminou com 17 votos contrários, 7 favoráveis e 1 abstenção.
O vereador Thiago Medina apresentou o requerimento com a justificativa de que os deputados federais atuaram em defesa dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.
Segundo o parlamentar, a CPI nº 2/2025 tem como foco investigar possíveis fraudes envolvendo descontos indevidos nos benefícios pagos aos segurados do INSS.
Durante sua fala em plenário, Medina defendeu a iniciativa como um reconhecimento aos deputados que, segundo ele, buscam justiça para milhares de brasileiros que têm sofrido com cobranças irregulares em seus benefícios.
Mesmo com a defesa do autor, a maioria dos vereadores recifenses optou por rejeitar o voto de aplauso.
"O presente Voto de Aplauso visa reconhecer e homenagear os Deputados Federais que assinaram o Requerimento de Instituição de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) nº 2/2025, destinado a apurar as fraudes relativas a descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O escândalo das fraudes no INSS, embora tenha provocado justa indignação nacional, ainda clama por apuração detalhada e responsabilização efetiva, diante da violação de princípios basilares da ética, da moralidade administrativa e da dignidade de milhões de brasileiros que, em uma fase de vida mais vulnerável, esperavam apenas o recebimento digno de seus proventos, após décadas de contribuição à sociedade.
Diante desse cenário, é imperativo, enquanto legítimos representantes da sociedade recifense, reconhecer e enaltecer a coragem e o compromisso desses Parlamentares que, mesmo diante da persistente cultura de impunidade em nosso País, adotaram postura ética, firme e intrépida ao subscreverem o referido Requerimento de criação da CPI, impulsionando, assim, a necessária busca pela verdade no âmbito da Câmara dos Deputados.
Sendo assim, contamos com o apoio dos Nobres Pares desta Casa Legislativa para a aprovação deste Voto de Aplauso, reafirmando nosso inabalável compromisso com a moralidade pública, com a legalidade e com a dignidade da pessoa humana."
3
4
11:58, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+