Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Câmara do Recife aprova voto de aplauso à Parada da Diversidade dias após conceder moção de repúdio

Segundo Liana Cirne, autora da honraria, o novo requerimento busca reafirmar o compromisso da "Casa de José Mariano com os direitos humanos".

Redação

08 de outubro de 2025 às 12:32   - Atualizado às 12:32

Câmara do Recife aprova voto de aplauso à Parada da Diversidade dias após conceder moção de repúdio.

Câmara do Recife aprova voto de aplauso à Parada da Diversidade dias após conceder moção de repúdio. Foto: Divulgação

A Câmara Municipal do Recife aprovou na terça-feira, 7 de outubro, um requerimento de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que concede Voto de Aplauso e Congratulações à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco. O evento, realizado neste ano com o tema “Ame com liberdade, viva com orgulho”, celebrou a luta pela igualdade e o respeito à comunidade LGBTQIA+.

A aprovação da homenagem corre poucos dias depois da aprovação de uma moção de repúdio à Parada, medida que gerou polêmica e críticas de movimentos sociais. Liana explicou que a moção de repúdio foi aprovada quando ela estava ausente da sessão.

Segundo a parlamentar, o novo requerimento busca reafirmar o compromisso da Casa de José Mariano com os direitos humanos e com a defesa da diversidade.

“A moção de repúdio me causou profunda indignação. A Câmara do Recife não tem tradição de ser uma casa preconceituosa, mas sim uma casa libertária que anda ao lado dos direitos humanos.O que aconteceu, na semana passada, foi um equívoco e não condiz com uma casa legislativa como esta, que defende as lutas libertárias. Não se trata de uma parada que almeja causar divisionismos na sociedade e nem busca privilégios. Mas busca protestar contra a violência que afeta a população LGBTQIA+. Em um ano, o Brasil registrou um aumento de 13% de mortes dessa população, causadas por preconceito. Os assassinos acharam que as pessoas não tinham o direito de existir e de amar por serem LGBTQIA+”, disse Liana Cirne.

“A Casa de José Mariano aplaude a Parada da Diversidade”, completou a vereadora.

A Parada da Diversidade de Pernambuco, realizada anualmente, é considerada uma das maiores manifestações pela visibilidade LGBTQIA+. O evento reúne milhares de pessoas na capital pernambucana e tem se consolidado como um espaço de celebração, militância e afirmação da liberdade de expressão.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:51, 04 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Otaviano Pivetta.
Eleições

Otaviano Pivetta, Republicanos, é reeleito governador de Mato Grosso

Na segunda colocação aparecia Wellington Fagundes (PL), com 23,04%. A vantagem garantiu matematicamente a vitória de Pivetta ainda no primeiro turno do pleito.

Jorginho Mello
Eleições 2026

Jorginho Mello do PL é reeleito governador de Santa Catarina

Aos 70 anos, Jorginho liderou todas as pesquisas Quaest e aparecia como favorito à reeleição.

Lucas Ribeiro eleito governador da Paraíba.
Eleições

Lucas Ribeiro, Progressistas, é eleito governador da Paraíba

Na segunda colocação aparecia Efraim Filho (PL), com 24,44%. A vantagem de Lucas Ribeiro garantiu matematicamente a vitória antes da conclusão da contabilização das urnas.

mais notícias

+

Newsletter