Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil lidera resolução sobre "saúde reprodutiva" na ONU; tema é associado ao ABORTO

Um grupo de ativistas lançou uma petição online contra a medida, visando pressionar o embaixador brasileiro.

Everthon Santos

10 de novembro de 2024 às 12:07   - Atualizado às 12:07

Bandeira a favor do aborto.

Bandeira a favor do aborto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizará uma votação sobre uma nova resolução em temas relacionados à família, proposta pelo grupo G77 + China e contando com o Brasil como um dos principais articuladores. Sob a liderança do Itamaraty, o Brasil desempenhou um papel de destaque ao incluir na resolução um parágrafo específico que aborda o conceito de “saúde reprodutiva para todas”, uma expressão que, em documentos internacionais, costuma ser associada a debates sobre o aborto.

No entanto, o governo brasileiro enfatizou que, no contexto da resolução, o termo “saúde reprodutiva” não carrega qualquer intenção de promover o aborto.

Em nota ao jornal Gazeta do Povo, o Itamaraty esclareceu que o Brasil adota, de acordo com a Constituição, o conceito de promoção e acesso universal à saúde, abrangendo um amplo espectro de cuidados e tratamentos.

A nota detalha que o termo “saúde reprodutiva” abrange desde o acompanhamento pré-natal, planejamento familiar e parto, até ações voltadas para a redução da mortalidade materna e neonatal, além de exames preventivos e cuidados para doenças como câncer de colo do útero e de mama para mulheres, e câncer de próstata para homens.

Essa declaração, contudo, não impediu que o tema gerasse reação de alguns grupos contrários à inclusão do termo na resolução. Um grupo de ativistas intitulado "Salvamos Vidas" lançou uma petição online contra a medida, visando pressionar o embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese, a adotar uma postura de oposição à resolução, caso ela venha a ser interpretada como uma defesa ao aborto.

O abaixo-assinado argumenta que o Brasil é signatário de acordos internacionais que defendem o direito à vida e que respeitam a soberania nacional, assegurando ao país o direito de definir suas políticas de saúde e direitos humanos em consonância com seus valores.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:25, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter