O militar é acusado de tentativa de golpe de estado e planejar o assassinato do presidente eleito Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, após o resultado das Eleições 2022.
General Walter Braga Netto Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Após ser indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 21 de novembro, o general Walter Braga Netto, ex-ministro-chefe da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou ser alvo de informações inapropriadas no inquérito que investiga crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Braga Netto foi indiciado ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras 35 pessoas.
O general divulgou uma nota expressando sua posição sobre o caso que dominou as manchetes do país neste dia.
A Defesa técnica do general Walter Souza Braga Netto destaca e repudia veementemente, e desde logo, a indevida difusão de informações relativas a inquéritos, concedidas “em primeira mão” a determinados veículos de imprensa em detrimento do devido acesso às partes diretamente envolvidas e interessadas. Assim, a defesa aguardará o recebimento oficial dos elementos informativos para adotar um posicionamento formal e fundamentado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo foram indiciados pelos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e organização criminosa.
O indiciamento faz parte do inquérito que investiga a tentativa de golpe de estado para manter Bolsonaro no poder, mesmo após sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
O relatório final da investigação, que ultrapassa 800 páginas, foi concluído no início da tarde e será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Agora, caberá à Procuradoria Geral da República (PGR) decidir se apresenta denúncia contra os indiciados. Caso isso ocorra, o STF será responsável pelo julgamento.
Além de Bolsonaro, foram indiciados pelos três crimes os seguintes 36:
2
03:17, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+