Pernambuco, 26 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Boulos garante que ministério é do MTST: "Não sou eu que estou chegando aqui, é a gente"

A cerimônia de posse reuniu cerca de 120 integrantes do movimento popular. O grupo percorreu quase 18 horas de estrada em ônibus.

Redação

03 de novembro de 2025 às 10:36

Guilherme Boulos com integrantes do MTST no Planalto.

Guilherme Boulos com integrantes do MTST no Planalto. Foto: Reprodução

Guilherme Boulos (PSOL-SP) assumiu oficialmente o comando da Secretaria-Geral da Presidência da República na última quarta-feira, 29 de outubro. Logo após a posse, realizada no Palácio do Planalto, ele recebeu em seu gabinete um grupo de militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), organização da qual faz parte desde o início de sua trajetória política.

A cerimônia de posse reuniu cerca de 120 integrantes do movimento popular. O grupo percorreu quase 18 horas de estrada em ônibus que saiu de São Paulo rumo à capital federal.

Durante o discurso de posse, Boulos destacou que o novo cargo representa não apenas um avanço pessoal, mas também uma conquista coletiva.

“Não sou eu que estou chegando aqui, é a gente”, disse o ministro, sendo aplaudido pelos militantes presentes no evento.

Ao ver o grupo chegar a Brasília, o novo ministro demonstrou emoção.

Veja Também

“O MTST é minha escola, é minha família de luta. Eu estou aqui como ministro cumprindo a missão do nosso presidente Lula, por isso fiquei muito feliz em ver o ônibus chegando e ver vocês vindo”, declarou. Os militantes responderam: “Eu não abro mão do ministro que cuida do povão”.

A Secretaria-Geral da Presidência tem como função principal coordenar o relacionamento institucional do governo com movimentos sociais, sindicatos e organizações da sociedade civil. 

O ministro chega ao cargo com o desafio de fortalecer a comunicação entre o Planalto e as bases sociais que ajudaram a eleger o atual governo. A expectativa é que ele atue como uma ponte entre o Executivo e os movimentos populares, papel que já desempenhou em diversas ocasiões antes de ingressar formalmente na administração federal.

Desde o início de sua carreira, Boulos se destacou como uma das principais lideranças de movimentos sociais no Brasil. Formado em filosofia e professor, ele ganhou projeção nacional ao liderar ocupações urbanas em defesa do direito à moradia. Em 2018, disputou a Presidência da República pelo PSOL, em 2022 venceu a eleição para deputado federal, e em 2024, chegou ao segundo turno na eleição para a Prefeitura de São Paulo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:00, 26 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eleições 2026.
Aviso

Eleições 2026: TSE orienta eleitores a consultar local de votação com antecedência

A Justiça Eleitoral de ao menos 10 estados e do Distrito Federal anunciaram alterações em endereços das seções eleitorais.  

Urna Eletrônica
Serviço

Eleições 2026: saiba em quantos candidatos votar e a ordem de votação na urna eletrônica

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores anotem os números dos postulantes em um papel antes de irem às zonas eleitorais.

Pesquisa eleitoral.
Metodologia

Nunes Marques exige que institutos de pesquisa informem sobre uso de áudios e vídeos nas entrevistas

O uso de mídias nos questionários passou a ser discutido após a suspensão de um levantamento da AtlasIntel em razão de suposta indução ao eleitor.

mais notícias

+

Newsletter