Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Boulos garante que ministério é do MTST: "Não sou eu que estou chegando aqui, é a gente"

A cerimônia de posse reuniu cerca de 120 integrantes do movimento popular. O grupo percorreu quase 18 horas de estrada em ônibus.

Redação

03 de novembro de 2025 às 10:36

Guilherme Boulos com integrantes do MTST no Planalto.

Guilherme Boulos com integrantes do MTST no Planalto. Foto: Reprodução

Guilherme Boulos (PSOL-SP) assumiu oficialmente o comando da Secretaria-Geral da Presidência da República na última quarta-feira, 29 de outubro. Logo após a posse, realizada no Palácio do Planalto, ele recebeu em seu gabinete um grupo de militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), organização da qual faz parte desde o início de sua trajetória política.

A cerimônia de posse reuniu cerca de 120 integrantes do movimento popular. O grupo percorreu quase 18 horas de estrada em ônibus que saiu de São Paulo rumo à capital federal.

Durante o discurso de posse, Boulos destacou que o novo cargo representa não apenas um avanço pessoal, mas também uma conquista coletiva.

“Não sou eu que estou chegando aqui, é a gente”, disse o ministro, sendo aplaudido pelos militantes presentes no evento.

Ao ver o grupo chegar a Brasília, o novo ministro demonstrou emoção.

Veja Também

“O MTST é minha escola, é minha família de luta. Eu estou aqui como ministro cumprindo a missão do nosso presidente Lula, por isso fiquei muito feliz em ver o ônibus chegando e ver vocês vindo”, declarou. Os militantes responderam: “Eu não abro mão do ministro que cuida do povão”.

A Secretaria-Geral da Presidência tem como função principal coordenar o relacionamento institucional do governo com movimentos sociais, sindicatos e organizações da sociedade civil. 

O ministro chega ao cargo com o desafio de fortalecer a comunicação entre o Planalto e as bases sociais que ajudaram a eleger o atual governo. A expectativa é que ele atue como uma ponte entre o Executivo e os movimentos populares, papel que já desempenhou em diversas ocasiões antes de ingressar formalmente na administração federal.

Desde o início de sua carreira, Boulos se destacou como uma das principais lideranças de movimentos sociais no Brasil. Formado em filosofia e professor, ele ganhou projeção nacional ao liderar ocupações urbanas em defesa do direito à moradia. Em 2018, disputou a Presidência da República pelo PSOL, em 2022 venceu a eleição para deputado federal, e em 2024, chegou ao segundo turno na eleição para a Prefeitura de São Paulo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:46, 15 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Fernando Rodolfo e Edinazio Silva.
Articulação

Edinazio Silva e Fernando Rodolfo comentam formação de chapa pela federação Solidariedade-PRD

Recém-empossado presidente estadual do Solidariedade, Edinazio comparou as negociações com o futebol, como a busca por "bons jogadores" (candidatos). 

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 
Legalidade

Gilmar Mendes critica CPI do Crime Organizado e chama relatório de "verdadeira cortina de fumaça"

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 

Lula e o papa Leão XIV.
Crise

Lula critica Trump e reforça apoio ao papa Leão XIV: "não precisava ficar ameaçando o mundo"

O presidente do Brasil ainda afirmou que a guerra dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, contra o Irã é inconsequente.

mais notícias

+

Newsletter