Gilson Machado e Bolsonaro. Foto: Divulgação
O ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto (PL) afirmou que pretende disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026, com o apoio direto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A declaração ocorreu durante entrevista ao programa Fala Político, do Portal de Prefeitura, onde o ex-ministro destacou que sua pré-candidatura não é uma decisão individual, mas um movimento respaldado pelo próprio Bolsonaro.
Segundo Gilson Machado, o ex-presidente o indicou como seu nome para representar Pernambuco na disputa pelo Senado. Ele ressaltou que o apoio vem de uma relação construída a partir de resultados concretos durante o período em que integrou o governo federal.
“Não basta ser amigo do presidente, é preciso ter trabalho. Não sou eu que me coloco como candidato ao Senado, é o presidente Bolsonaro que me coloca, e eu me sinto credenciado para isso”, afirmou o ex-ministro.
Durante a entrevista, Gilson citou ações e projetos realizados enquanto comandava o Ministério do Turismo, que, segundo ele, demonstram sua capacidade de gestão e comprometimento com Pernambuco.
Ele mencionou iniciativas como o reconhecimento do Forró como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, a criação da sede do Iphan em Pernambuco, além de obras estruturantes como a Transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina. Além de atuar para levar a Escola de Sargentos do Exército para Pernambuco.
Gilson também recordou sua atuação durante o período de fortes chuvas que atingiram Pernambuco em 2022. Ele afirmou que o governo federal, na época sob comando de Bolsonaro, destinou R$ 1 bilhão para ações emergenciais no estado.
"Chegamos com seis ministros um dia depois da tragédia que matou 100 pessoas. Havia recursos porque o dinheiro era para o Brasil. Não era para Cuba, Venezuela e nem para Janja gastar com viagens", disse Gilson ao alfinetar o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ex-ministro destacou ainda que o apoio de Bolsonaro reforça sua legitimidade dentro do Partido Liberal (PL). No entanto, o presidente estadual do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, também se apresenta como pré-candidato ao Senado. Gilson defende que ambos têm o direito de se colocar à disposição do partido, mas reafirma que sua pré-candidatura conta com o aval direto do ex-presidente.
A entrevista completa com Gilson Machado está no canal do Portal de Prefeitura no YouTube. Trechos da conversa também serão divulgados ao longo da semana nas redes sociais do veículo.
3
07:25, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+