Bolsonaro tenta demonstrar força política e ser um contraponto ao presidente Lula. No entanto, os aliados do ex-presidente avaliam o risco da iniciativa, principalmente se ela não surtar o efeito desejado.
Jair Bolsonaro e Donald Trump. Foto: Divulgação
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está avaliando entrar em negociação direta com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tentar reverter o tarifaço imposto por ele aos produtos brasileiros.
À CNN, interlocutores disseram que a sugestão chegou a Bolsonaro e é vista como uma forma de neutralizar o discurso da esquerda brasileira, que está atribuindo a taxação à atuação do deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos.
Nos bastidores, a avaliação é que o tarifaço imposto por Trump caiu como uma bomba no colo da direita e que a esquerda, principalmente o PT, está conseguindo colocar a responsabilidade da ação do presidente americano para Bolsonaro.
A entrada de Jair Bolsonaro, portanto, seria uma tentativa de impedir que se cristalize na opinião pública a percepção de que o tarifaço e seus efeitos decorrem exclusivamente da articulação de Eduardo Bolsonaro. Isso se daria, por exemplo, por meio de um telefonema intermediado pelo próprio deputado licenciado.
Bolsonaro tenta, com isso, demonstrar força política e ser um contraponto ao presidente Lula. No entanto, os aliados do ex-presidente avaliam o risco da iniciativa, principalmente se ela não surtar o efeito desejado e que o Trump mantenha a decisão.
Outro risco é que Bolsonaro se torne alvo do STF, especialmente se o desfecho for a revisão do tarifaço acompanhada da aplicação de sanções administrativas a autoridades brasileiras — o que já vem sendo cogitado no contexto do processo em andamento contra ele na Corte.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (9), em que anuncia a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras ao país norte-americano. Segundo Trump, as tarifas passam a valer a partir do dia 1º de agosto.
No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. Ele também destacou ordens do STF emitidas contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos.
2
18:53, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+