Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro diz que Lula "vem destruindo credibilidade do Brasil" após tarifaço de Trump

Para o ex-presidente, a falta de uma relação diplomática sólida com os EUA teria dificultado a negociação sobre a tarifa.

Gabriel Alves

04 de abril de 2025 às 10:05   - Atualizado às 10:24

Lula e Bolsonaro durante debate nas eleições.

Lula e Bolsonaro durante debate nas eleições. Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou sua conta na rede social X, na quarta-feira, 2 de abril, para criticar a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 10% sobre produtos brasileiros. Bolsonaro relembrou um episódio semelhante ocorrido em 2019, quando enfrentou uma ameaça de taxação pelo governo norte-americano e afirmou ter conseguido evitar a medida.

"No dia 2 de dezembro de 2019, o presidente Trump anunciou a intenção de sobretaxar o aço brasileiro, impondo novas tarifas que poderiam prejudicar nossa economia. Naquele momento, mantivemos a serenidade e agimos com responsabilidade (…). O resultado? Apenas 18 dias depois, em 20 de dezembro, Trump se comprometeu a não taxar o nosso aço", destacou Bolsonaro.

O ex-presidente também criticou a condução da política externa no governo Lula, alegando que o petista "vem destruindo a credibilidade do Brasil no cenário internacional". Para Bolsonaro, a falta de uma relação diplomática sólida com os Estados Unidos teria dificultado a negociação sobre a tarifa.

"Enquanto nós mantivemos relações diplomáticas sólidas, Lula, seus auxiliares diplomáticos e até sua esposa preferiram ofender autoridades dos EUA, atacar aliados estratégicos e agir com arrogância, ao invés de preservar pontes e manter o país em posição de respeito no cenário global", afirmou.

Além disso, Bolsonaro mencionou a postura do atual Governo em relação a Israel e ao Hamas, assim como a aproximação com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Para ele, essas decisões prejudicam o país no cenário internacional.

Veja Também

"Nossos produtores enfrentam dificuldades porque Lula transformou diplomacia em militância ideológica. O setor siderúrgico, que sempre foi um dos motores da nossa economia, está à mercê de um governo que despreza a realidade do comércio internacional e se fecha em discursos ultrapassados", escreveu.

No fim da publicação, Bolsonaro se colocou à disposição para conversar com representantes do setor siderúrgico e buscar alternativas para minimizar os impactos da taxação de 25% imposta por Trump.

"Se Lula não atrapalhar ainda mais, estou à disposição para receber os produtores de aço e auxiliar no que for possível para reverter essa situação. Teremos dificuldades, pois hoje o Brasil é visto como um país autoritário, inimigo da liberdade de expressão e cúmplice de grupos terroristas, mas farei o que estiver ao meu alcance", concluiu.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:16, 06 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula y el presidente iraní Ebrahim Raisi durante una reunión bilateral del BRICS en Johannesburgo (2023)
Declaração

Irã agradece ao Brasil por condenar ataques dos EUA e Israel

Declaração diplomática reforça peso do posicionamento brasileiro, enquanto crise no Oriente Médio eleva riscos estratégicos, econômicos e de segurança para o país.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Bastidores

Oposição pede prisão de Moraes após vazamento de mensagens com Daniel Vorcaro

Dados extraídos do celular do banqueiro revelam que ele prestava contas ao ministro do STF sobre as negociações de venda do banco e sugerem diálogos a respeito do inquérito sigiloso que tramitava na Justiça Federal de Brasília.

Presidente Lula.
Situação

Empresário negocia acordo com EUA para entregar ministro de Lula, diz revista

Até o momento, não foram divulgados os nomes das pessoas supostamente envolvidas.

mais notícias

+

Newsletter