Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro diz que julgamento é "um teatro processual" e que o STF está com "muita pressa"

O líder da direita brasileira aponta que o Supremo Tribunal Federal tenta evitar que ele seja julgado em 2026

Jameson Ramos

26 de março de 2025 às 15:00   - Atualizado às 15:04

Bolsonaro durante julgamento no STF

Bolsonaro durante julgamento no STF Foto: Gustavo Moreno/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta, 26 de março, que o Supremo Tribunal Federal (STF) está com "muita pressa" para condená-lo pela tentativa de golpe de Estado. O ex-mandatário diz que o processo "avança em uma velocidade 14 vezes maior que o Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato".

O desabafo do líder da direita brasileira foi publicado no X (antigo Twitter) minutos antes da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, por unanimidade, torná-lo réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. 

Bolsonaro aponta que o STF tenta evitar que ele seja julgado em 2026. "Querem impedir que eu chegue livre às eleições porque sabem que, numa disputa justa, não há candidato capaz de me vencer", escreveu o político.

O líder da direita brasileira destacou que está diante de um julgamento com data, alvo e resultado já definidos. "Algo que seria um teatro processual disfarçado de Justiça, não um processo penal, mas um projeto de poder que tem por objetivo interferir na dinâmica política e eleitoral do país", salienta.

Para Bolsonaro, o processo se encerrará até o final de 2025, "mesmo não havendo precedentes para tamanha celeridade em um caso dessa dimensão". Ele aponta ainda que o processo está sendo conduzido de "forma parcial, por um relator completamente comprometido e suspeito, cujo objetivo é se vingar, me prendendo e me retirando das urnas", reforça o ex-presidente, se referindo ao ministro Alexandre de Moraes.

Veja Também

O ex-mandatário acredita que a "rapidez" do seu julgamento escancara "o medo que eles têm das urnas e da vontade do povo. Se realmente acreditassem na democracia que dizem defender, me enfrentariam no voto, não no tapetão".

“A comunidade internacional acompanha de perto o que está acontecendo no Brasil. Juristas, diplomatas e lideranças políticas já reconhecem o padrão: é o mesmo roteiro que se viu na Nicarágua e na Venezuela. Perseguição seletiva, acusações vagas de ‘extremismo’ ou de ‘ameaça à democracia’ e a tentativa de eliminar a oposição por via judicial”, pontua Bolsonaro.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:57, 25 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra
Reforço

Prefeito Carlos Santana e todos os vereadores de Ipojuca confirmam apoio à reeleição de Raquel Lyra

O encontro que marcou a aliança contou com a presença da deputada estadual Simone Santana, do candidato ao Senado pela Coligação Pernambuco de Coração, Eduardo da Fonte.

Urna Eletrônica.
Medida

Eleições 2026: 173 seções eleitorais em Pernambuco são alteradas; confira mudanças

Mudanças atingem 29 municípios do estado e foram feitas principalmente por causa de reformas e interdições nos locais originais.

.Eduardo da Fonte e Felipe Andrade.
Articulação

Felipe Andrade, vice-prefeito de Paulista, declara apoio à candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado

A definição ocorreu após uma reunião na sede do Partido Progressistas (PP), na Zona Sul do Recife.

mais notícias

+

Newsletter