Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro afirma que está "namorando um cara do Nordeste" para ser o seu vice em 2026

O ex-presidente está inelegível até 2030 e precisa reverter essa condenação para conseguir disputar as eleições do próximo ano.

Jameson Ramos

05 de abril de 2025 às 12:00   - Atualizado às 12:03

Bolsonaro quer um vice do Nordeste para as eleições de 2026.

Bolsonaro quer um vice do Nordeste para as eleições de 2026. Foto: Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que está "namorando um cara do Nordeste" para ser o seu candidato a vice-prefeito nas eleições de 2026. A declaração aconteceu durante uma entrevista, na sexta-feira, 4 de abril. 

"Tô namorando um cara do Nordeste há muito tempo, ‘heteramente’ falando. Tô namorando, apenas", declarou. Ao ser indagado quem seria a pessoa, o ex-presidente declarou que ainda "não ficou noivo". 

Inelegível

Se as eleições fossem hoje, Bolsonaro não poderia disputar a corrida eleitoral devido a condenação imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023, com base em acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O líder da direita brasileira está inelegível até 2030.

O processo tem como origem uma reunião realizada no Palácio da Alvorada, na qual Bolsonaro questionou a integridade das urnas eletrônicas diante de embaixadores estrangeiros, provocando ampla repercussão política e jurídica. 

No entanto, a defesa do ex-presidente entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não se manifestou, para tentar reverter a sua inelegibilidade. O recurso ao STF foi protocolado em dezembro de 2023.

Veja Também

Inicialmente, o caso foi encaminhado ao ministro Cristiano Zanin. No entanto, ele se declarou impedido de atuar, uma vez que havia sido advogado do Partido dos Trabalhadores durante as eleições de 2022.

Em maio de 2024, o processo foi redistribuído para o ministro Luiz Fux, que, até o momento, não tomou nenhuma medida em relação ao pedido.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) já se manifestou contrária ao recurso apresentado pela defesa de Bolsonaro. O órgão sustenta que o STF não deve reavaliar as provas que embasaram a decisão do TSE. Antes disso, o próprio TSE já havia rejeitado um outro recurso do ex-presidente contra a inelegibilidade.

"Vou subir a rampa"

Jair Bolsonaro deve insistir na sua candidatura até o prazo final possível. Ele chegou a afirmar que vai subir a rampa do Planalto em 2027.

"Nós vamos vencer e, em 2027, eu vou subir a rampa do Palácio do Planalto, com apoio do povo brasileiro, para continuar minha missão de derrotar o crime que assola os brasileiros e de trazer a lei e a ordem de volta ao Brasil. Nós vamos acabar com essa caça às bruxas e restaurar a Justiça e todas as nossas liberdades. O arbítrio não triunfará", publicou Bolsonaro nas redes sociais.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:04, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter