Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolívia consulta Brasil sobre suposta presença de 146 integrantes do PCC no país

O objetivo da Bolívia é obter informações oficiais que permitam articular operações conjuntas para conter lideres da facção.

Everthon Santos

29 de junho de 2025 às 10:31   - Atualizado às 10:31

Imagem ilustativa da logomarca do PCC pixada em uma parede.

Imagem ilustativa da logomarca do PCC pixada em uma parede. Foto: Reprodução/Internet

Na última sexta-feira, 27 de junho, o governo da Bolívia anunciou que irá organizar reuniões com autoridades brasileiras e forças de segurança do Brasil para tratar da suposta presença de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) em território boliviano.

A iniciativa surgiu depois que um relatório divulgado pelo Ministério Público de São Paulo apontou que a Bolívia ocupa o terceiro lugar na região em número de membros da facção criminosa, com cerca de 146 suspeitos atuando no país.

O ministro de Governo da Bolívia, Roberto Ríos, confirmou à imprensa local que, após tomar ciência do relatório, ele determinou à Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico (Felcn) que implementasse ações imediatas. O objetivo é coordenar esforços no âmbito da cooperação internacional com as autoridades brasileiras.

Além disso, Ríos explicou que o Vice-Ministério de Defesa Social e Substâncias Controladas está organizando encontros bilaterais com representantes do Brasil. A proposta é cruzar dados oficiais e definir estratégias conjuntas para conter a presença das lideranças da facção no país boliviano.

Segundo o relatório que tem provocado reação em La Paz, o PCC conta com representantes em pelo menos 28 países, com destaque no Paraguai (699 membros), na Venezuela (656) e na Bolívia (146) .

Veja Também

O objetivo da Bolívia, conforme destacou Ríos, é obter informações oficiais que permitam delimitar ações no campo e articular operações conjuntas com outros países.

Estudos anteriores do Ministério Público de São Paulo confirmaram que o PCC mantém uma estrutura consolidada na Bolívia, com líderes que utilizam cédulas falsas e até usufruem de negócios no país, como fazendas e restaurantes.

Investigações também apontam tentativas de resgates de líderes e planos para expandir rede criminosa internacional, métodos que chamam a atenção das autoridades bolivianas e brasileiras.

A Felcn já realizou prisões de membros do PCC em território boliviano. Em meados de março, a polícia desmantelou uma rede de tráfico de drogas em Santa Cruz de la Sierra, envolvendo três cidadãos brasileiros identificados como emissários de alto nível da facção. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:15, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter