Pernambuco, 20 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Barroso concede mais 30 dias para Tarcísio apresentar detalhes sobre câmeras corporais na PM

O aumento de prazo havia sido pedido pela Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, o órgão alegou que o Centro de Inteligência da Polícia Militar está elaborando os levantamentos.

12 de fevereiro de 2025 às 16:47   - Atualizado às 17:40

Barroso concede mais 30 dias para Tarcísio apresentar detalhes sobre câmeras corporais na PM

Barroso concede mais 30 dias para Tarcísio apresentar detalhes sobre câmeras corporais na PM Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu mais 30 dias de prazo para que o governo de São Paulo apresente mais informações sobre o uso de câmeras corporais pelos policiais militares do estado.

Pela determinação, o governo de Tarcísio de Freitas deverá detalhar quais indicadores serão utilizados para avaliar a efetividade da medida. Sendo Assim, deve ser esclarecida a ordem de adoção prioritária das câmeras corporais nas fardas dos policiais militares de acordo com os riscos de letalidade policial.

O aumento de prazo havia sido pedido pela Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo. O órgão alegou que o Centro de Inteligência a Polícia Militar está elaborando os levantamentos. Sendo Assim, seria preciso mais tempo, diante da quantidade de dados que precisam ser coletados e analisados.

O tempo inicial de resposta era de 45 dias e constava na decisão de 9 de dezembro. Nessa decisão, Barroso determinou a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais pela PM paulista.

Sendo assim, com essa decisão, os equipamentos devem ser capazes de gravação ininterrupta. Ele atendeu a pedido da Defensoria Pública de São Paulo.

Em nova decisão, de 26 de dezembro, Barroso limitou a obrigatoriedade das câmeras somente para "operações de grande envergadura". A decisão incluiu incursões em comunidades vulneráveis e operações para responder a ataques contra policiais.

O ministro reconheceu a alegação do governo paulista de que não teria câmeras suficientes para todo o efetivo da PM, que supera os 80 mil agentes. Ele ordenou que os equipamentos fossem destinados a regiões com maior letalidade policial.

Histórico

O governo de São Paulo se comprometeu com o STF, em abril do ano passado, a usar câmeras corporais em operações policiais no estado e apresentou cronograma. Esse cronograma no entanto estabelecia a implementação do sistema. O estado previa nova licitação e aquisição de novos equipamentos.

A adoção da medida, contudo, tem demorado diante de dúvidas a respeito da compra de 12 mil câmeras da empresa Motorola.

A compra foi criticada, no entanto, por prever mudanças na forma de acionamento do equipamento, que não faria uma gravação ininterrupta, conforme determinado pelo Supremo.

 

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:20, 20 Mar

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Clarissa Tércio fala sobre ataque de pitbulls.
Posicionamento

Vídeo: Clarissa Tércio cobra aprovação de projeto para responsabilizar donos de pitbulls em ataques

A cobrança veio após dois irmãos serem atacados por um cão dessa raça no Recife, na terça-feira, 19 de março.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Investigação

DPU afirma que Moraes violou direito de mulher acusada de participar do 8 de janeiro

O órgão argumenta que há desigualdade no tratamento entre acusação e defesa.

Cerimônia na Amupe.
Cerimônia

Amupe: prefeita de Igarassu, Elcione Ramos toma posse como 1ª secretária

O evento contou com a presença da governadora em exercício Priscila Krause.

mais notícias

+

Newsletter