Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Barroso chora e agradece a Dilma e Lula: "A história nos dará o crédito devido e merecido"

A fala simbolizou o encerramento de uma trajetória de 12 anos no tribunal. O ministro poderia permanecer na Corte até 2033, mas preferiu antecipar sua saída.

Redação

09 de outubro de 2025 às 19:36   - Atualizado às 19:41

Barroso ao lado de Dilma e Lula.

Barroso ao lado de Dilma e Lula. Foto: Divulgação

Durante o discurso da sua aposentadoria, nesta quinta-feira, 9 de outubro, o ministro Luís Roberto Barroso fez questão de agradecer à ex-presidente Dilma Rousseff, responsável por indicá-lo ao Supremo em 2013, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por ter defendido a Corte em momentos de crise institucional.

“A história nos dará o crédito devido e merecido”, declarou Barroso, em referência à resistência do Supremo diante dos ataques sofridos nos últimos anos.

A fala simbolizou o encerramento de uma trajetória de 12 anos no tribunal, marcada por decisões importantes e pela defesa da democracia. Aos 67 anos, Barroso ainda poderia permanecer no STF até 2033, quando completará 75 anos, idade máxima para a aposentadoria compulsória, mas optou por encerrar o ciclo antes.

Perfil

Luís Roberto Barroso é jurista, professor e magistrado brasileiro que atuou no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2013, indicado pela presidente Dilma Rousseff para a cadeira deixada por Ayres Britto. Ele também exerceu presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2020 e 2022. Formou-se em Direito pela UERJ, tem mestrado pela Yale Law School e atuou acadêmica e juridicamente em temas constitucionais de repercussão nacional. 

Veja Também

Barroso se destacou no STF por votar a favor da descriminalização do aborto em casos de fetos anencéfalos, da criminalização da homofobia e da união estável entre pessoas do mesmo sexo, e contra práticas de nepotismo no serviço público. 

Também participou de julgamentos sobre o regime de direitos previdenciários, mandados de injunção, papel do Estado em saúde e obrigações administrativas, e questão ambiental, como nos casos da tragédia de Mariana. 

Nos últimos meses, Barroso vinha sendo alvo de especulações sobre aposentadoria antecipada, principalmente após o fim de seu mandato à frente da presidência do STF. Com o anúncio da sua aposentadoria, a vaga aberta no STF gera expectativa política, uma vez que caberá ao presidente Lula indicar seu sucessor. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:10, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter