Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bahia, governada pelo PT há quase 20 anos, lidera ranking de homicídios pelo nono ano consecutivo

Entre 2015 e 2023, estado registrou mais de 61 mil assassinatos, com destaque para Salvador e cidades do interior; jovens negros são as principais vítimas.

Portal de Prefeitura

20 de maio de 2025 às 16:57   - Atualizado às 17:05

Wagner cumpriu dois mandatos, de 2007 a 2014, sendo sucedido por Rui Costa, também do PT, que governou por dois mandatos consecutivos, entre 2015 e 2022. Em 2023, Jerônimo Rodrigues assumiumi (1)

Wagner cumpriu dois mandatos, de 2007 a 2014, sendo sucedido por Rui Costa, também do PT, que governou por dois mandatos consecutivos, entre 2015 e 2022. Em 2023, Jerônimo Rodrigues assumiumi (1) Foto: Site/PT

A Bahia manteve sua posição como o estado mais violento do Brasil pelo nono ano consecutivo, conforme dados do Atlas da Violência 2023, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Entre 2015 e 2023, o estado registrou mais de 61 mil homicídios, consolidando-se como líder em mortes violentas no país.

Em 2023, a taxa de homicídios na Bahia foi de 46,5 por 100 mil habitantes, superando a média nacional de 22,8. A capital, Salvador, destacou-se com 1.103 assassinatos, representando 42,3% das vítimas com até 24 anos, sendo que cerca de 90% eram negros.

Além disso, o estado concentra sete das dez cidades mais violentas do Brasil. Santo Antônio de Jesus lidera o ranking nacional com uma taxa de 94,1 homicídios por 100 mil habitantes

Especialistas apontam que o tráfico de drogas e a disputa por territórios dominados por facções criminosas são fatores que intensificam a violência na região. O historiador Dudu Ribeiro destaca que a política de encarceramento em massa contribui para o fortalecimento dessas facções, afetando principalmente jovens negros e moradores das periferias.

Apesar de uma redução de 118 homicídios em comparação com o primeiro trimestre de 2024, a queda ainda é considerada insuficiente para reverter o quadro alarmante de violência no estado. A falta de diálogo com setores da sociedade civil e a criminalização dos movimentos sociais também são apontadas como desafios para a implementação de políticas públicas eficazes de segurança.

Governadores

A Bahia é governada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2007, quando Jaques Wagner foi eleito governador, encerrando décadas de domínio de grupos políticos tradicionais no estado. Wagner cumpriu dois mandatos, de 2007 a 2014, sendo sucedido por Rui Costa, também do PT, que governou por dois mandatos consecutivos, entre 2015 e 2022. Em 2023, Jerônimo Rodrigues assumiu o cargo, mantendo a hegemonia petista no Palácio de Ondina. Com quase duas décadas de administrações do PT, a gestão estadual tem sido marcada por avanços em áreas como educação e infraestrutura, mas também enfrenta críticas em relação aos índices de violência, que colocam a Bahia repetidamente entre os estados mais violentos do país.

Veja Também

O cenário exige uma abordagem integrada e sensível às questões raciais e sociais para enfrentar a violência sistêmica que afeta a Bahia e outras regiões do Brasil.

 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:41, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter