13 de fevereiro de 2019 às 11:22
No Senado Federal, Pernambuco é representado pelos senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB), Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB). E pelo que se tem notado, nenhum deles têm se movimentado a fim de aprovar a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da "Lava Toga", que tem o objetivo de investigar possíveis excessos cometidos por tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF).
A CPI foi arquivada na última terça-feira pelo presidente da casa, Senador Davi Alcolumbre (DEM-AP). Isso foi possível com a saída de três senadores que apoiavam a instalação da comissão de inquérito, Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Eduardo Gomes (MDB-TO) e Katia Abreu (PDT-TO). Segundo reportagem do Estadão/Broadcast, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) atuaram nos bastidores, durante o fim de semana, para que o Senado recuasse da abertura da CPI.
O próximo passo agora é conseguir nove assinaturas para desarquivar o requerimento, e novamente os 27 apoios para aprovação.
Veja quem tinha assinado:
1- Alessandro Vieira (PPS-SE)
2- Marcos do Val (PPS-ES)
3- Eliziane Gama (PPS-MA)
4- Reguffe (sem partido-DF)
5- Styvenson Valentim (Podemos-RN)
6- Eduardo Girão (Podemos-CE)
7- Álvaro Dias (Podemos-PR)
8- Selma Arruda (PSL-MT)
9- Fabiano Contarato (Rede-ES)
10-Tasso Jereissati (PSDB-CE)
11-Cid Gomes (PDT-CE)
12-Jorge Kajuru (PSB-GO)
13-Kátia Abreu (PDT-TO)
14-Soraya Thronicke (PSL-MS)
15-Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
16-Leila Barros (PSB-DF)
17-Sergio Petecão (PSD-AC)
18-Lasier Martins (Podemos-RS)
19-Major Olimpo (PSL-SP)
20-Eduardo Braga (MDB-AM)
21-Luiz Carlos do Carmo (MDB-GO)
22-Rodrigo Cunha (PSDB-AL)
23-Plínio Valério (PSDB-AM)
24-Jayme Campos (DEM-MT)
25-Luis Carlos Heinze (PP-RS)
26-Telmário Mota (Pros-RR)
27- Izalci Lucas (PSDB-DF)
Nos bastidores, integrantes do Supremo veem as digitais do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nas movimentações do senador Alessandro Vieira. Para membros do STF ouvidos pela reportagem do Portal Terra, a "CPI da Lava Toga" mirava, na verdade, a Suprema Corte.
3
05:00, 25 Jun
24
°c
Fonte: OpenWeather
A deputada do PSOL afirmou que a dupla lhe ajuda a produzir relatórios, preparação de briefings, diálogos com a população e acompanhamento de agenda em Brasília e durante viagens.
O pedido protocolado sustenta que o presidente deu declarações sugerindo interferência nas investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre o escândalo.
O advogado ainda afirmou que o ex-ajudante de ordem de Jair Bolsonaro permaneceu por todo ato com a cabeça baixa.
mais notícias
+