Presidente Lula e o ministro Carlos Lupi. Foto: Divulgação
Uma pesquisa feita pelo AtlasIntel, divulgada na quinta-feira, 1º de maio, mostra que 85,3% dos brasileiros defendem que o presidente Lula (PT) demita o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), por conta das fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os números representam que 8 em cada 10 brasileiros estão insatisfeitos com a forma que Lupi tem conduzido a crise que se instaurou no ministério -, principalmente após os escândalos no INSS.
Ainda de acordo com o AtlasIntel, 8,7% acreditam que Lula deveria manter Lupi no cargo. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa ouviu mil pessoas entre os dias 29 de abril e 1º de maio, após a operação da PF sobre as fraudes vir à tona publicamente. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Lupi descarta saída
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou a jornalistas, na terça-feira, 29 de abril, que está "totalmente" descartada a possibilidade de seu afastamento do ministério. As declarações ocorreram após depoimento na Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados.
Na ocasião, Lupi havia respondido questionamentos de parlamentares sobre as fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Ao ser questionado se houve alguma conversa sobre o seu afastamento do ministério, Lupi respondeu "nenhuma".
"Quem tem que decidir sobre isso é o presidente Lula. Eu sei que eu tenho a confiança dele e estou trabalhando para elucidar tudo o que tiver de errado", declarou
Lupi voltou a dizer que não houve demora nas providências ao tomar conhecimento das denúncias de fraudes no INSS. "Isso é uma formação de quadrilha: grupos que se montaram para criar instituições e para roubar dinheiro de aposentado. Isso é chocante para mim", declarou.
"Eu fui surpreendido com o volume disto. Porque eu sabia que tinha uma denúncia aqui, outra acolá, a gente sempre soube, a gente recebia queixa, na própria plataforma do INSS aparecia algumas pessoas se queixando. Agora, nesse quantitativo, por uma organização, eu tomei conhecimento agora", complementou.
Lupi também argumentou que a base para as investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) vieram de apurações que ele determinou no INSS. Questionado se houve demora nas providências, ele negou.
"Aí, é outra discussão. Quando eu fiz a comparação com o botequim da esquina, eu adoro um pão na chapa no botequim da esquina. Quando eu fiz a comparação, é no sentido de que isso não é simples, são 7 milhões de pessoas. Como é que você verifica, checa, cria biometria de 7 milhões de pessoas?", afirmou.
2
18:08, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+