Lula Agência Brasil.
O governo do presidente Lula é desaprovado por 51,8% dos brasileiros, de acordo com levantamento feito pelo AtlasIntel, divulgado nesta terça-feira, 8 de julho. Este resultado representa uma queda de 1,9 ponto porcentual em um mês, quando comparado com a última pesquisa do instituto, realizada em maio, onde o líder petista tinha sua gestão reprovada por 53,7% dos entrevistados.
Com isso, a aprovação do governo Lula cresceu 1,9 ponto percentual, saindo de 45,4% para 47,3%. Outros 0,9% dos entrevistados pelo AtlasIntel não souberam responder.
A pesquisa foi realizada pela Latam Pulse, Bloomberg e AtlasIntel. Os dados foram coletados de 27 a 30 de junho de 2025. Foram entrevistadas, via questionários on-line, 2.621 pessoas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) levaria a melhor contra o presidente Lula (PT) no 1º turno. De acordo com a pesquisa AtlasIntel, o líder da direita brasileira teria 46% dos votos, enquanto o atual chefe do Executivo receberia 44,4%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 4,5% dos votos, enquanto Simone Tebet (MDB) figura com 1,5%. Brancos e nulos seriam 1,8%, enquanto 1,6% declararam que votariam em algum outro candidato.
Em um cenário onde Lula disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o líder petista levaria a melhor, com 44,6% dos votos contra 34% do paulista.
Num possível embate contra a primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o presidente também aparece à frente, com 45% dos votos, ante 30,4% de quem declarou que votaria na presidente do PL Mulher.
Segundo turno
Num eventual 2º turno, Lula só perderia, numericamente, para Bolsonaro, com 47.6% contra 46.9%. O líder petista venceria Michelle Bolsonaro (48% a 47,5%), os governadores Romeu Zema (48% a 38.6%), Ronaldo Caiado (47.8% a 35.3%), Ratinho Jr. (47.3% a 39%) e Eduardo Leite (47% a 23.9%).
2
3
15:31, 15 Abr
31
°c
Fonte: OpenWeather
As obras serão realizadas em parceria com a União, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, que financia as unidades habitacionais.
Petista passa por um momento de pico de sua rejeição nos últimos meses. Em março de 2026, por exemplo, 56% diziam que não votariam nele de forma alguma.
Entre os entrevistados, 5% disseram estar indecisos, enquanto 11% afirmaram que votariam em branco, nulo ou não pretendem votar.
mais notícias
+