Pernambuco, 26 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ANISTIA AO 8/1: relator apresenta parecer favorável aos condenados

As medidas se aplicam a todos que participaram de eventos antes ou depois do 8 de janeiro, desde que mantenham correlação com os fatos.

Portal de Prefeitura

10 de setembro de 2024 às 17:28   - Atualizado às 17:42

Ataques de 8 de Janeiro

Ataques de 8 de Janeiro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) apresentou nesta terça-feira (10) à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados parecer favorável a projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A CCJ analisa a proposta neste momento.

A medida beneficia, por exemplo, indivíduos radicais descontentes com o resultado das eleições de 2022 que vandalizaram os edifícios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio da Alvorada em uma tentativa de desestabilizar a ordem pública.

O substitutivo proposto por Valadares ao Projeto de Lei 2858/22, deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), e outros seis apensados, prevê que serão anistiados todos os que participaram de atos com motivação política ou eleitoral, ou que os apoiaram com doações, apoio logístico, prestação de serviços ou publicações em mídias sociais.

O que será anistiado

A anistia, que será válida entre 8 de janeiro de 2023 e a data de vigência da futura lei, garante aos envolvidos:

  • perdão por crimes previstos no Código Penal relacionados às manifestações;
  • o cancelamento de multas aplicadas pela Justiça;
  • a manutenção dos direitos políticos;
  • a revogação de medidas, transitadas em julgado ou não, que limitem a liberdade de expressão dos envolvidos em meios de comunicação social e em redes sociais.

As medidas se aplicam a todos que participaram de eventos antes ou depois do 8 de janeiro, desde que mantenham correlação com os fatos.

Por fim, o substitutivo define como abuso de autoridade a instauração de procedimento investigatório relacionado aos atos amparados pela anistia.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:22, 26 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Lula.
Alteração

Lula vai tomar posse para quarto mandato em 5 de janeiro; entenda mudança

Desde a promulgação da Constituição de 1988, a data de posse ocorria sempre no dia 1º de janeiro.

Cabine de votação.
Boletim

Eleições 2026: PF registrou 86 casos de possíveis crimes eleitorais no 2º turno

Também foram instaurados 13 inquéritos policiais e lavrados 64 termos circunstanciados de ocorrência.

Flávio Bolsonaro ao lado de aliados após resultado nas Eleições 2026.
Pleito

PL, partido de Flávio Bolsonaro, reconhece resultado da eleição e vitória de Lula

A nota da legenda aponta que o senador foi vitorioso no primeiro turno e acusa o presidente petista de ter ampliado gastos públicos para sair vitorioso na disputa.

mais notícias

+

Newsletter