Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ALEPE: Parlamentares pernambucanos debatem fim da ESCALA 6×1 em reunião plenária

Dani Portela (PSOL), Renato Antunes (PL), João Paulo e Rosa Amorim, ambos do PT, discutiram os méritos da proposta apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).

Ricardo Lélis

12 de novembro de 2024 às 20:36   - Atualizado às 20:45

ALEPE.

ALEPE. Foto: Breno Laprovitera/ALEPE.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  pelo fim da jornada de seis dias de trabalho por um de folga (escala 6×1), apresentada no Congresso Nacional pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), foi alvo de debates na reunião plenária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na segunda-feira, 11 de novembro. Em discurso no grande expediente, a deputada Dani Portela (PSOL) elogiou a iniciativa da parlamentar.

Para a psolista, a sociedade e as casas legislativas “precisam defender uma escala que ofereça mais dignidade para as pessoas”.

De acordo com ela, a maior parte da população brasileira ganha apenas um salário mínimo por uma jornada que precariza a vida, reduz a produtividade, prejudica a saúde e dificulta a possibilidade de qualificação por parte dos trabalhadores.  

Dani Portela pediu o apoio dos parlamentares pernambucanos na Câmara dos Deputados para que a PEC possa tramitar. Atualmente, o texto depende da assinatura de cerca de 100 deputados federais e, segundo ela, é criticado por alguns representantes dos partidos de direita. 

“Eu queria que esse debate estivesse independente de esquerda ou de direita. É um debate em defesa das pessoas que trabalham e que dão o seu suor, sangue e lágrima todos os dias para construir o país que nós temos hoje”, argumentou a psolista na tribuna.

Veja Também

Em aparte, o deputado Renato Antunes (PL) considerou importante aprofundar a discussão do tema.

“Dentro da minha concepção liberal, eu acredito que não deveria ser seis para um. Para mim, deveria ser como funciona nas economias modernas: sem a intervenção estatal. Se eu sou funcionário, eu vou direto ao meu patrão e negocio com ele as horas de trabalho.”

Os deputados João Paulo e Rosa Amorim, ambos do PT, parabenizaram a deputada estadual do PSOL pelo posicionamento.

O petista destacou que “o capitalismo prometia que o avanço tecnológico viria para reduzir o peso sobre os trabalhadores, mas não é o que se vê”. Para Amorim, “esse tema precisa ser enxergado muito mais pelo viés humano do que pelo econômico”.

Assembleia Legislativa de Pernambuco

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:14, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado estadual Júnior Tércio.
Discurso

Deputado Pastor Júnior Tércio critica apologia ao crime e condena "baile do inferninho"

A fala do parlamentar aconteceu na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira, 5 de fevereiro.

Comissão de Justiça sorteia e define relatores de projetos da governadora na sessão extraordinária
Alepe

Comissão de Justiça sorteia e define relatores de projetos da governadora na sessão extraordinária

Os escolhidos por sorteio foram os deputados Sileno Guedes (PSB), Coronel Alberto Feitosa (PL) e Waldemar Borges (MDB), que foram escolhidos por sorteio.

Governadora Raquel Lyra ao lado dos deputados estaduais de Pernambuco
Chamado

Alepe: Comissão convoca deputados para votar projetos estratégicos de Raquel Lyra

Segundo o procurador da Casa os pareceres foram liberados sem apontar inconstitucionalidade manifesta.

mais notícias

+

Newsletter