Pernambuco, 20 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Alepe aprova projeto do Pastor Júnior Tércio que reconhece queimado como modalidade esportiva

Popular entre crianças e adolescentes, o jogo ganhará respaldo legal para sua valorização dentro das escolas e em projetos comunitários.

Everthon Santos

13 de fevereiro de 2025 às 10:58   - Atualizado às 11:00

Projeto do Pastor Júnior Tércio sobre queimado é aprovado na Alepe.

Projeto do Pastor Júnior Tércio sobre queimado é aprovado na Alepe. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou um projeto de lei que reconhece oficialmente o jogo de queimado como uma modalidade esportiva no estado.

A iniciativa, de autoria do deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP), teve destaque com a aprovação do Substitutivo nº 01/2024 ao Projeto de Lei Ordinária nº 1746/2024.

A princípio, o esporte passa a receber incentivos institucionais e pode ser incluído em políticas públicas voltadas à educação e ao lazer.

Popular entre crianças e adolescentes, o queimado agora ganha respaldo legal para sua valorização dentro das escolas e, além disso, em projetos esportivos comunitários.

O reconhecimento como modalidade esportiva permite que a prática receba investimentos governamentais. Além disso ela poderá ser incluída no currículo escolar e entre na programação de eventos esportivos promovidos pelo estado.

De acordo com o projeto aprovado, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco poderá desenvolver ações para ampliar a participação de estudantes e atletas na prática do queimado. Além disso, a iniciativa abre espaço para competições oficiais.

Deputado Pastor Júnior Tércio sobre o projeto aprovado na Alepe

O deputado Pastor Júnior Tércio destacou que a oficialização do queimado como esporte em Pernambuco representa uma valorização da cultura esportiva local. Segundo o parlamentar, a modalidade já faz parte do cotidiano de muitas crianças e merece reconhecimento pelo seu potencial de inclusão e socialização.

O deputado também ressaltou que o incentivo à prática pode contribuir para o desenvolvimento motor e a interação entre os jovens.

Especialistas em educação física de Pernambuco apoiam a medida, apontando que o queimado é um esporte acessível, de fácil aprendizado e com regras simples, o que favorece sua disseminação em diferentes contextos. Além disso, a modalidade estimula habilidades como agilidade, estratégia e trabalho em equipe.

Com a aprovação na Alepe, o projeto agora segue para sanção da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Caso assinado, o estado será um dos primeiros brasileiros a reconhecer oficialmente o queimado como esporte.

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

02:33, 20 Mar

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Clarissa Tércio fala sobre ataque de pitbulls.
Posicionamento

Vídeo: Clarissa Tércio cobra aprovação de projeto para responsabilizar donos de pitbulls em ataques

A cobrança veio após dois irmãos serem atacados por um cão dessa raça no Recife, na terça-feira, 19 de março.

Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Investigação

DPU afirma que Moraes violou direito de mulher acusada de participar do 8 de janeiro

O órgão argumenta que há desigualdade no tratamento entre acusação e defesa.

Cerimônia na Amupe.
Cerimônia

Amupe: prefeita de Igarassu, Elcione Ramos toma posse como 1ª secretária

O evento contou com a presença da governadora em exercício Priscila Krause.

mais notícias

+

Newsletter