Pernambuco, 05 de Outubro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

ALEPE aprova projeto que AUTORIZA ANTECIPAR eleição da MESA DIRETORA para 2023

A mudança nos prazos foi viabilizada em duas proposições apresentadas separadamente, que foram aprovadas pela manhã na Comissão de Justiça e, à tarde, no Plenário.

07 de novembro de 2023 às 20:15

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pode modificar a data para a eleição da sua Mesa Diretora, que inclui a Presidência, a Primeira-Secretaria e outros cargos de direção. Propostas aprovadas no Plenário nesta terça, 7 de novembro, permitem que a eleição do comando da Alepe para o biênio 2025/2026 seja antecipada em mais de um ano. A matéria aprovada não altera a duração dos mandatos da Mesa Diretora, mas autoriza um prazo maior para convocação das eleições da segunda metade de Legislatura. Pela regra anterior, a eleição para o biênio 2025/2026 só poderia acontecer entre os dias 1º de dezembro de 2024 e 1º de fevereiro de 2025, quando se encerra a vigência da atual composição da Mesa. Pelo novo prazo, a Mesa Diretora já pode convocar as eleições do próximo mandato a partir do dia 1º de novembro de 2023. A mudança nos prazos foi viabilizada em duas proposições apresentadas separadamente, que foram aprovadas pela manhã na Comissão de Justiça e, à tarde, no Plenário. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 20/2023, apresentada pelo deputado Diogo Moraes (PSB), retira da Carta Magna de Pernambuco a previsão de data para a eleição do segundo biênio da Legislatura. O novo período para o pleito, por sua vez, fica definido no Regimento Interno da Casa, através do Projeto de Resolução nº 1387/2023, apresentado por João de Nadegi (PV). Leia mais: >>> ALEPE: criação de SALA RESERVADA em DELEGACIAS para MULHERES VÍTIMAS de violência é aprovado em comissão Mais cargos comissionados Promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), deputado Álvaro Porto (PSDB), no fim de outubro, a Lei Estadual 18.355, já foi publicada no mesmo dia no Diário Oficial do Estado. Sem sanção da governadora Raquel Lyra (PSDB), que devolveu o texto ao Legislativo sem sancionar ou vetar, a nova lei garante a contratação de mais três assessores comissionados para um dos líderes das bancadas do Governo, oposição e independente, além de líderes de partidos e blocos partidários. Assembleia Legislativa de Pernambuco

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:50, 05 Out

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

De quem é a culpa pelo fracasso do futebol pernambucano?

Notícias Relacionadas

Presidente Lula discursando e avião da FAB.
Resgatados

Lula receberá primeiro grupo de brasileiros repatriados do Líbano neste domingo (6)

A aeronave com 229 pessoas deve pousar por volta de 10h na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.

Pesquisa para Prefeitura de São Paulo.
Eleições 2024

DATAFOLHA: Boulos, Nunes e Marçal estão EMPATADOS TECNICAMENTE na disputa por São Paulo

Foram 2.052 entrevistas realizadas pelo instituto na capital paulista. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais.

Prefeito do Recife João Campos em carreata de campanha.
Percurso

JOÃO Campos faz CARREATA nas zonas Norte e Sul do RECIFE no último dia de campanha

"Juntos na carreata do 40. É amanhã. Está chegando a hora. Vamos com o coração", disse o prefeito que concorre a reeleição, que esteve acompanhado de seu candidato a vice, Victor Marques (PCdoB).

mais notícias

+