Hytalo Santos e advogado. Foto: Reprodução
O advogado de Hytalo Santos, Felipe Cassimiro, detalhou nesta sexta-feira, 15 de agosto, os próximos passos do processo contra o influenciador digital, em entrevista ao portal Leo Dias.
Segundo ele, a ordem de prisão foi expedida por outro estado, o que exige que a audiência de custódia ocorra no local onde Hytalo foi detido, apenas para avaliar a legalidade do cumprimento do mandado.
Veja vídeo:
“A audiência de custódia, que será realizada amanhã, não analisa necessariamente o mérito da prisão, mas sim as circunstâncias em que ela foi cumprida, como integridade física do detido e eventuais irregularidades na ação policial”, explicou.
O caso está sob a competência da comarca da Paraíba, que será responsável por analisar o pedido de revogação da prisão preventiva. O advogado afirmou já estar preparando o recurso e demonstrou estranheza com o fato de a decisão que decretou a prisão ainda não ter sido disponibilizada à defesa, apesar de um requerimento feito pela manhã.
Segundo ele, Hytalo Santos e outro investigado passarão a noite no estado onde foram detidos e participarão da audiência de custódia prevista para ocorrer neste sábado (16).
Além disso, Felipe ainda afirmou que espera que a prisão seja revogada, que, segundo ele, trata-se de uma “prisão manifestamente ilegal”.
“A gente espera que haja soltura, porque se trata de uma prisão manifestamente ilegal. Entendi”, afirmou o advogado.
O influenciador digital Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, foram presos na manhã desta sexta-feira, 15, em uma casa de alto padrão em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo.
Os dois são suspeitos de explorar crianças e adolescentes nas redes sociais. A defesa afirma que eles são inocentes e estão à disposição das autoridades.
As prisões ocorreram por determinação da Justiça da Paraíba, após força-tarefa entre o Ministério Público da Paraíba, o Ministério Público do Trabalho e a Polícia Civil de SP.
Na decisão, a qual o Estadão teve acesso, o juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara da Comarca de Bayeux, Estado da Paraíba, afirma que não há dúvidas da reiterada prática de tráfico de pessoas. "Sem dúvidas há elementos que indicam prática reiterada do crime de tráfico de pessoas", afirma.
Com base em todo material colhido nas investigações, o juiz determinou a prisão preventiva (sem prazo determinado), ao invés da temporária.
"A prisão preventiva é medida cautelar ampla, sendo eficiente ferramenta de encarceramento durante a fase policial ou na instrução criminal. Os pressupostos para a sua decretação são a prova da existência do crime e indícios suficientes de autoria."
No documento, o juiz ainda aponta que "há fortes indícios de autoria e materialidade" dos crimes de:
. Tráfico de pessoas;
. Exploração de pessoas
. Exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular;
. Produção de vídeos com divulgação em redes sociais, constrangimento de crianças e adolescentes
O magistrado ainda aponta que o influenciador e o marido "têm adotado condutas reiteradas para dificultar o esclarecimento da verdade, valendo-se de práticas ilícitas como a tentativa de destruição de documentos e aparelhos eletrônicos, esvaziando às pressas residência, ocultando valores e veículos utilizados".
A defesa de Hytalo Santos e Israel Nata Vicente reafirma que ambos são inocentes e "sempre se colocaram à disposição das autoridades".
Diz ainda que, até o momento, não teve acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada.
"Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de Hytalo e de Israel Nata Vicente, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário", afirmam os escritórios Ueno & Kompier Abib Advogados e Cassimiro & Galhardo Advogados.
Hytalo foi alvo principal do youtuber Felca em denúncias sobre adultização. O processo já tramita faz tempo, mas a pressão contra Hytalo cresceu após denúncias feitas contra ele pelo também influenciador digital, em vídeo postado no dia 6 de agosto.
Na quinta, 14, oficiais de Justiça e policiais militares foram à casa do influenciador, em um condomínio fechado em João Pessoa, na Paraíba, para cumprir a decisão, e encontraram portas fechadas.
Além da busca e apreensão, a Justiça proibiu ainda o contato do influenciador com os menores e determinou a realização de um estudo psicossocial com os adolescentes envolvidos.
A decisão, publicada na quarta-feira determinou, também a apreensão de todos os aparelhos eletrônicos (celulares, computadores, câmeras, HDs, pen drives, entre outros) utilizados Hytalo para a gravação, edição e divulgação de conteúdos digitais. "(Eles) deverão ser encaminhados, posteriormente, à autoridade policial para a realização da análise pericial para extração dos dados", completou o Tribunal de Justiça da Paraíba
Os policiais e oficiais de Justiça chegaram à casa do influenciador, em João Pessoa, por volta das 16h30 de quarta-feira. Eles conseguiram acessar o quintal, onde uma máquina de lavar estava em funcionamento, mas não havia ninguém no imóvel - a Polícia Militar suspeita que a decisão judicial vazou e que as pessoas que estavam na casa saíram às pressas, antes da chegada dos agentes.
Segundo a Polícia Militar, representantes do condomínio informaram que o influenciador saiu da casa levando muitos equipamentos eletrônicos, pouco antes da chegada dos policiais e oficiais de Justiça. A missão deles era justamente apreender celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos usados nas gravações feitas por Hytalo.
Estadão Conteúdo
2
20:42, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+