Pernambuco, 04 de Dezembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

VW e GWM travam batalha judicial por causa de design; entenda

22 de abril de 2024 às 18:20   - Atualizado às 18:20

GWM ORA PunkCat.

GWM ORA PunkCat. GWM ORA PunkCat.

Uma batalha judicial envolvendo a GWM (Great Wall Motors) e a Volkswagen tem agitado o mundo automotivo, girando em torno do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) dos desenhos industriais dos carros elétricos ORA Punk Cat e Ballet Cat. Este embate evidencia questões cruciais sobre propriedade intelectual e concorrência no mercado de automóveis.

O registo contestado: Volkswagen versus GWM

A Volkswagen questionou o registro dos desenhos industriais dos ORA Punk Cat e Ballet Cat, alegando que os modelos eram cópias descaradas do icônico Fusca. A montadora alemã obteve uma liminar contra o registro e a possível comercialização dos veículos no Brasil, argumentando que os carros da GWM careciam de inovação e constituíam uma ameaça à imagem do Fusca.

Argumentos e decisões: inovação versus semelhança

A Volkswagen fundamentou seu pedido de anulação do registro no INPI com o argumento de “ausência de inovação”, uma tática padrão para contestar registros que se assemelham a produtos já existentes. No entanto, a GWM conseguiu revogar essa decisão, defendendo que não havia concorrência desleal, uma vez que o Fusca deixou de ser produzido no Brasil há décadas. O Tribunal Regional Federal da 2ª região deu parecer favorável à GWM, destacando que a ausência de produção do Fusca desde 1996 e a falta de um sucessor direto sustentavam a inexistência de concorrência direta.

Inspiração ou cópia? A complexidade do design automotivo

A GWM admitiu que se inspirou no design do Fusca para os ORA Punk Cat e Ballet Cat, mas argumentou que estava honrando o legado da Volkswagen ao fazê-lo. Enquanto a Volkswagen acusa a GWM de cópia descarada, a fabricante chinesa defende que está contribuindo para a evolução do design automotivo, aproveitando e melhorando elementos deixados como legado pela VW.

Perspectivas futuras e considerações finais: incerteza e planos comerciais

Apesar da decisão favorável da 1ª turma do Tribunal Regional Federal da 2ª região à GWM, a batalha judicial está longe do fim. A Volkswagen ainda entrou com um embargo de declaração, aguardando julgamento. Mesmo que a GWM vença definitivamente, a comercialização dos ORA Punk Cat e Ballet Cat no Brasil não está garantida. Executivos da marca já afirmaram que os modelos não fazem parte dos planos devido ao receio de prejudicar a imagem da empresa. Além disso, o fraco desempenho dos carros na China sugere que podem ser descontinuados em breve.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:35, 04 Dez

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Teste do Citroën C3 Aircross
Falha

Citroën C3 Aircross recebe zero estrelas em testes de segurança do Latin NCAP

O desempenho insatisfatório do modelo levanta preocupações quanto à proteção de ocupantes e crianças, exigindo melhorias urgentes.

BYD Yuan Up
Novidade

Yuan Up: novo SUV elétrico da BYD chega para concorrer com líderes do mercado brasileiro

Com design moderno e tecnologias avançadas, o Yuan Up disputa espaço entre modelos como T-Cross, Tracker e Yaris Cross.

Chevrolet Equinox 2025
Lançamento

Chevrolet confirma chegada ao Equinox de nova geração ao Brasil

Novo Equinox estará disponível nas versões RS e Active, trazendo potência, conectividade 5G e estilo inovador.

mais notícias

+

Newsletter